Os Projetos de Cartas que Eu Participo | Que se Ame

projetos-de-cartas-mundo-das-cartas-correio-literario-01, projetos de cartas, projeto de carta, mundo das cartas, troca de carta, amor à carta, correio literario

Uma das coisas que eu sempre gostei na vida é de trocar cartas. Na minha adolescência eu tive uma amiga que se mudou para outro estado e, por muito tempo, nos correspondíamos através de cartinhas. Alguns anos se passaram, essa minha amiga se mudou e eu acabei perdendo o endereço dela e nunca mais tive contato com ela, nem hoje em dia com as redes sociais e não consegui encontrá-la novamente.

Depois, já quando terminei o ensino médio, uma outra amiga foi morar na Espanha e novamente eu me correspondia com uma amiga através de cartinhas. Era tão gostoso receber e abrir uma carta nova, eu lia eufórica para saber  as novidades que ela contava em cada carta. Nessa mesma época eu e alguns amigos vivíamos trocando cartinhas, mesmo estando perto e nos vendo diariamente. Era um hábito que tínhamos e eu amava.

Mas o tempo foi passando e sabe-se lá porque esse meu hábito foi se perdendo e ficando esquecido. Até que no início desse ano eu conheci, através do Instagram, alguns projetos de cartas e fiquei super interessada para voltar a fazer algo que eu amo: me corresponder por cartas e fazer novas amizades.

projetos-de-cartas-mundo-das-cartas-correio-literario-03, projetos de cartas, projeto de carta, mundo das cartas, troca de carta, amor à carta, correio literario

Me inscrevi em 3 projetos de trocas de cartas, em todos o objetivo é de fazer amizade e manter o hábito de escrever cartas.

Projetos que estou participando:

Mundo das Cartas: Esse foi o primeiro projeto que conheci e está ativo até hoje. Para participar você só precisa preencher um formulário lá no blog do projeto e a Gabi vai te enviar um e-mail com o seu número. Nesse link também tem um vídeo explicando tudo sobre o projeto, mas funciona mais ou menos assim: frequentemente é disponibilizado no blog a lista com os endereços, essa lista tem uma senha (para que nossos endereços não fiquem disponíveis para qualquer uma pessoa) e sempre que você quiser pegar uma lista de endereços atualizada é baixar no post da lista atualizada e deixar um comentário nesse mesmo post pedindo a senha da lista que a Gabi envia por e-mail para você. Parece complicado, mas é super simples!

Eu não tenho o costume de pegar todas as listas atualizadas porque não é sempre que eu pego novos endereços da lista, então esse processo de ir lá no blog para baixar a lista e deixar comentário para pedir a senha eu só faço quando quero pegar novos correspondentes (o que no geral acontece a cada dois meses ou até mais. Depende muito de quantas cartas tenho para responder).

Se você encontra uma pessoa que também faz parte do projeto basta que você diga a ela o seu número que ela irá encontrar o seu endereço lá na lista. E se você quiser encontrar o endereço de alguém, basta pegar o número da pessoa e procurar lá na lista. Meu número lá é 416.

Amor à Carta: Esse projeto funciona da mesma forma como o Mundo das Cartas, depois de cadastrado você recebe um número e seu endereço vai para a lista. Toda vez que quero encontrar o endereço de alguém é só ir na lista e procurar o número. Pelo que eu procurei hoje, o projeto está de férias e não está recebendo novas inscrições, mas se você quiser conhecer mais o instagram deles é o @amoracarta. Meu número é o 170 nesse projeto.

♥ Correio Literário: Outro projeto que funciona da mesma forma como os outros dois, para se inscrever é só mandar um e-mail para contato@correioliterario.com.br com o seu nome e endereço completo. Eles irão te responder com o seu número e de tempos em tempos eles enviam a lista, por e-mail, para todos. Meu número nesse projeto é o 753.

O meu endereço é o mesmo (óbvio!) nos três projetos e é o endereço da minha caixa postal que fica aqui na barra lateral do blog. Então, se você não participa de nenhum dos três projetos e quiser se corresponder comigo através de cartas é só me mandar sua cartinha. Eu respondo todas com muito amor e sempre que possível faço troquinhas de coisas fofas de papelaria. Só peço que me diga na sua cartinha que você pegou meu endereço aqui no blog para eu poder me organizar, ok? Vou amar receber seu carinho em forma de um envelope!

Eu indico a quem quiser participar de projetos assim e quiser se corresponder com mais pessoas, abra a sua caixa postal, pois com ela é mais seguro de você passar o seu endereço. Deixar o endereço da sua casa assim disponível para muitas pessoas terem acesso, por mais seguro que seja o projeto, é bem complicado.

Outra dica que dou, se você se inscreveu ou vai se inscrever em algum dos projetos não espere receber sua primeira carta para começar a fazer novas amizades. Escreva você primeiro uma carta para algumas pessoas. Eu sempre pego alguns endereços para mandar cartinhas novas sempre que estou com um pouco mais de tempo para escrever e assim vão surgindo as novas amizades!

Agora me diga, você participa de algum desses projetos? Se corresponde através de cartas com alguém?

Faça parte do clubinho do Amor

Um bate papo onde trocamos dicas, presentes e muita coisa legal no seu e-mail. Fique tranquilo que eu também odeio spam, e não vou te mandar nenhum, tá? Se inscreve aí!

Compartilhe: 1 Amou

Comenta aí, vai!

  1. Brenda
    fev 29, 2016

    OI Bruh o endereço do correio literário tá inválido 🙁

    Eu gostaria de me cadastrar mas o email tá voltando toda hora

    • mar 16, 2016

      Brenda eu acho que o correio literário está mesmo inativo. Vou tentar verificar com os responsáveis.
      Mas tenta se cadastrar no Mundo das Cartas que esse eu sei que está bem ativo e tem bastante gente cadastrada.

      • Brenda
        mar 16, 2016

        Oi Já me cadastrei meu numero lá é o 2131, se alguém quiser escrever pra mim eu ia amar!!

        • jul 04, 2016

          Brenda, amore! Estou com várias cartinhas mega atrasadas pra responder.
          Se quiser me escrever e não tiver problema na demora da minha resposta.
          Estou me re-organizando pra voltar a escrever!

          • Brenda
            jul 04, 2016

            Kkkk eu te escrevi uma carta em março! Rsrs mas tudo bem eu entendo

          • jul 05, 2016

            Amore, desculpa!! Eu recebi, achei que era outra Brenda! rs
            Mas vou responder ainda! To colocando a casa em ordem! Mas vai chegar a minha cartinha aí!

  2. jan 11, 2016

    Bru, me cadastrei no Mundo das Cartas e hoje recebi minha primeira cartinha! Estou super feliz e lembrei de você na hora. Não cheguei a pegar o endereço de ninguém, estava esperando começar minhas aulas porque saio mais de casa e vou mais na rua nessa época, mas recebi uma cartinha assim mesmo. Muito obrigada por apresentar o projeto! Vou te enviar uma cartinha dia desses ahaha’

    Meu número lá é 1932, só pra constar

    • jan 15, 2016

      Marina que legal!! Eu adoro demais esse projeto e é muito legal receber uma cartinha assim quando a gente não esta esperando!
      Já recebi algumas e fiquei muito feliz com as amizades que vão surgindo!
      Me escreve sim, vou amar!!!

  3. Liben
    dez 30, 2015

    Ei Bru, eu também faço parte do Mundo das Cartas e gostaria de me corresponder com você! Posso?
    Desde já te agradeço. bjs Liben

    • jan 04, 2016

      Claro que pode Liben! Vou amar!!!
      Meu endereço está aqui na barra lateral do blog ou então meu número lá no MC é o 416.
      Vou aguardar sua cartinha! ❤

  4. out 30, 2015

    Que amor! Já favoritei seu post e dos dois projetos ativos, vou começar a participar hoje mesmo hihihi’

    Como faz pra abrir uma caixa postal? É muito caro? Geralmente passo o endereço da minha casa, mas morro de medo. Até porque o endereço que passo é na verdade o da casa dos meus pais, e eu só fico lá nos fins de semana. (Minha mãe abre tudo que eu recebo! hahah).
    Marina Menezes postou recentemente: Da minha falta de alma

    • out 30, 2015

      Participa sim Marina! É super legal!
      Já fiz um post aqui no blog falando sobre a caixa postal (http://queseame.com/o-blog-agora-tem-caixa-postal/), não achei caro não porque paguei por um ano! Se for dividir mensal o valor sai muito baixo!
      Eu tenho muito medo de dar meu endereço assim para qualquer um, tem muito louco na net! rs
      Faz a sua sim, assim sua mãe não vai mais abrir suas coisas! Eu odeio quando abrem as minhas! rsrs

  5. out 23, 2015

    Amei as dicas <3 vão me ajudar muito! E já me inscrevi no clubinho, viu?

    Beijos

    https://kledisse.wordpress.com/

    • out 23, 2015

      Obaa!! Em breve teremos mensagem no clubinho, espero que goste Kle!!

  6. Nequeren Vitoria
    out 22, 2015

    Projeto maravilhoso
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Bloghttp://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

  7. out 22, 2015

    Escrever / Receber carta é tão amor! <3 Eu participava de um projeto assim há alguns anos, mas foi parando aos poucos. Vou conferir esses. 🙂

    Beijinhos

    http://www.burguesinhas.com.br
    Carla Sant’Anna postou recentemente: Minuto DIY – Caneca Personalizada: Aquarela

    • out 23, 2015

      Que legal Carla!! Confira sim que você vai amar!
      Podemos ser correspondentes se você quiser quando entrar! 🙂

  8. out 22, 2015

    muitoooo legal!! Eue screvia muita cartinha, principalmente para meu amor que morava em outro estado. Era legal receber.
    Mantenha-se nestes projetos, muito lindo!
    Beijooossssss, Bru

  9. out 22, 2015

    Bru,
    Amei saber desses projetos, eu gostava muito de escrever cartas. Vou dá uma passada neles !! Obrigada por compartilhar.

    Bjos,
    http://www.dmulheres.com.br/

    • out 23, 2015

      Por nada Sheyla! Passa lá para conhecer sim, se gosta de escrever vai amar participar!

  10. out 22, 2015

    Oi. Tudo bem?
    Achei super legal esses projetos.
    Também amo receber e enviar cartas.
    Já participei do projeto Livro Viajante, que tem a ver com essa interação também.
    http://filhadejose.blogspot.com.br/p/livro-viajante.html

    E também tem o projeto de troca de cartões postais, o Postcroosing. Não sei se você conhece.
    http://filhadejose.blogspot.com.br/2014/06/postcrossing.html

    Abraço.
    Ana Virgínia
    Ana Virgínia postou recentemente: De repente 30 – parte 2

    • out 23, 2015

      Ana muito legal essa ideia do livro viajante, não conhecia! Conheço um outro que é de um caderno que estou querendo fazer em breve aqui no blog. Vou ler seu post do livro viajante com certeza!
      Conheço o Postcrossin sim, sou cadastrada lá! Mas como meu inglês é péssimo, ainda não mandei nenhum cartão. Mas estou me programando para mandar alguns no próximo mês.

  11. out 22, 2015

    Olá, adorei seu blog e mais ainda esses projetos de cartas, me identifiquei muito pq na minha adolescência eu sempre me correspondia com uma amiga com cartas, tenho uma caixa cheia delas, e sinto muita falta disso, hoje em dia é raro!!!BJus
    Vivian Diniz postou recentemente: Quando tudo vira brinquedo

    • out 23, 2015

      Que legal Vivian! Eu também tenho uma caixa cheia de cartinhas e agora vou precisar aumentar a caixa porque a coleção está aumentando.
      É tão bom pegar uma cartinha mais antiga e reler!

  12. out 22, 2015

    Muito legal isso, infelizmente a internet chegou e roubou coisas maravilhosas da vida, como o habito de escrever cartas..
    Beijo
    😉
    http://www.umalindapromessa.com

    • out 23, 2015

      Mas ainda bem que através da própria internet esses projetos surgem para reativar esse hábito tão bom que é escrever! 🙂

  13. out 22, 2015

    Quando adolescente, eu também trocava muita carta. Mas hoje em dia, já não tenho a mesma paciência, apesar de gostar. 🙂
    Pena que perdeu contato com essa sua amiga. =[

    Beijo!
    Pathy Guarnieri postou recentemente: Push and Shove – OPI

    • out 23, 2015

      Que pena Pathy!! Eu hoje tenho alguns correspondentes e estou adorando conhecer pessoas novas!

  14. Daniela Cruz
    out 21, 2015

    Acho sensacional esses projetos com cartas, não só por ser algo tão pessoal ao ponto de falar com pessoas que você nunca viu, mas porque essa pratica de escrever tem sido tão esquecida, quem sabe um dia eu também não comece a participar de um desses.

    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    • out 23, 2015

      Comece sim Dani! É muito legal conhecer pessoas novas! Eu estou amando!!!

  15. out 21, 2015

    Bru, que coisa fofa esses projetos. Escrever já é uma delicia, mas confesso acreditar que esse feito tem sido deixado de lado, é bom reviver isso e manter contato com pessoas diferentes mostrando opiniões e se conhecendo. adorei, não conhecia. Beijão
    Mih Farbo postou recentemente: Festa do Frozen da Livia

    • out 23, 2015

      Esse projeto é bem legal Mih!
      Tem um deles que tem mais de 1500 pessoas inscritas! Eu me assustei quando peguei a lista pela primeira vez, porque achei que não tinha muita gente.

  16. Camila Kellen
    out 21, 2015

    Que incrível esses projetos!
    Enviar cartas ainda é tão divertido <3 Escrevi uma pra umas amigas tem um tempinho, mas acabei nem enviando
    http://www.camilakellen.com

    • out 23, 2015

      Eu amo Camila! Hoje mesmo fui nos correios colocar algumas!
      Envia as suas das suas amigas sim! É tão legal!