Sobre a Vida, Produtividade e Confiança | Que se Ame

Sobre a Vida; produtividade e confiança; queseame; que se ame; blog que se ame; blog queseame; produtividade; sobre produtividade; ser mais produtivo

Finalmente, depois de um longo período de bloqueio, estou de volta. Mas, começar esse post não foi fácil. Não porque eu não goste de fazer isso, muito pelo contrário: eu amo blogar, amo escrever, amo pesquisar coisas novas! Tudo isso, junto com o carinho que recebo de vocês aqui, me trazem muita paz e muita alegria pro meu dia-a-dia. Mas, desde março que minha mente resolveu travar uma briga comigo mesma e um bloqueio criativo gigantesco se instaurou em minha pessoa!

O problema não foi falta de ideias do que escrever, porque pra isso eu tenho uma lista bem grande de temas que quero escrever um dia. O problema que eu não me sentia motivada e nem animada em sentar pra escrever sobre qualquer assunto que fosse! Quando eu me forçava a fazer alguma coisa eu simplesmente travava, saía pesquisando um monte de coisa ao mesmo tempo e no fim das contas não fazia nada.

Isso acabava me deixando bem frustrada comigo mesma e com uma sensação de que eu não havia feito nada! Foi aí que resolvi parar de me cobrar demais e fiquei esse tempo todo sem escrever nesse cantinho que eu tanto amo. Mas, esse período de hiatus foi super necessário para eu conseguir colocar algumas ideias no lugar e repensar muitos hábitos que eu tinha (e ainda tenho alguns) que não me ajudavam muito na vida como um todo.

Eu nunca fui muito de planejar e programar as coisas que eu queria fazer. Mesmo usando um planner, agendas e aplicativos no celular, eu sempre fui daquelas que vai testando e já vai fazendo de vez sem pensar nas consequências e sem planejar nada, sabe? Se eu queria comprar algo eu ia lá, meio que por impulso e comprava. Nunca extrapolei meu orçamento, porque nesse ponto sempre consegui me controlar financeiramente, mas não me planejava pra nada.

Meu planner sempre foi usado diariamente como uma forma de registrar o que eu fiz e não de planejar o que eu pretendia ou precisava fazer naquele dia ou naquele mês. E assim sempre foi em muitas outras áreas da minha vida.

Com o blog também não era diferente. Eu anotava ideias do que queria escrever, mas nunca consegui escrever os posts e ir deixando planejado os dias pra postar e divulgar. Era tudo feito meio que na hora e, por isso, muitos dias que eu queria postar eu não conseguia por N motivos! Comecei o Desafio 52 semanas super empolgada e não consegui continuar, tinha pensado em fazer vários arquivos pra download pra vocês esse ano e nada saiu da minha mente (nem pro papel foi! rs) e várias outras coisas que não dei continuidade.

Minha produtividade estava super baixa e tudo isso estava me corroendo por dentro. Acredito que isso acabou ajudando muito no meu bloqueio, porque eu mesma me cobrava demais e fazia de menos! Meus dias eram resumidos em procrastinar, procrastinar e procrastinar! Demorava uma eternidade pra conseguir fazer uma tarefa simples que tinha me proposto a fazer ou nem fazia e adiava pro dia seguinte. Quando percebia, o dia tinha passado e eu não tinha feito nada! Nenhuma das milhares de dicas que eu lia funcionavam e pra falar a verdade, não sei dizer qual foi o real motivo que está me ajudando a sair dessa fase!

4bacfe1e990f92fa30f9e70b42596ea7

Não vou falar pra vocês que o momento de bloqueio passou completamente, porque lá no fundo ainda me sinto um pouco bloqueada sim! Também não mudei meus hábitos ainda por completo, até porque esse post que você está lendo está sendo escrito agora mesmo (vamos com calma!). Mas, a minha vontade e determinação em mudar tudo isso que tem me incomodado tanto nos últimos meses, estão me levando a repensar muitos hábitos.

Tenho aprendido coisas novas que tem me animado bastante e tenho me forçado a fazer mais as coisas sem tanta cobrança como antes. Sabe aquela coisa do “só faço, posto, publico ou seja lá o que for, se estiver perfeito”? Pois é, eu sou essa pessoa! Eu prezo muito pela qualidade em tudo que faço, mas muitas vezes isso me bloqueia muito. Não quer dizer que vou sair fazendo e “entregando” coisas ruins por aí, mas de tentar ver que o muito bom muitas vezes já é o suficiente, preciso aceitar as minhas limitações e tentar melhorá-las com o tempo e não na hora pra já, pra ontem! rs

Também não significa que as pessoas que fazem as coisas da forma como eu fazia, meio que no impulso, estejam erradas. Não existe certo e errado na forma de levar a vida! Cada um faz suas escolhas de acordo com seus objetivos, seus valores, suas crenças e etc. Até meses atrás essa forma de levar a vida era super ok pra mim, mas passou a me incomodar muito e resolvi que eu precisava mudar! E mudanças, embora sejam doloridas muitas vezes, são muito necessárias para nosso desenvolvimento.

E escrever esse post hoje esta sendo um pouco libertador pra mim. É uma sensação de que mostrando para vocês essas minhas fragilidades eu estou aceitando que eu tenho sim limitações, preciso melhorar muitas delas, mas que sou humana e preciso de tempo, confiança em mim mesma para que consiga realizar meus planos e determinação pra não desistir tão fácil.

Esse mês de Julho e os próximos meses serão meses de crescimento pessoal e profissional por aqui. Comecei a fazer planejamentos mais palpáveis para que eu não fique com preguiça de fazer, estou testando ferramentas novas, estudando, lendo e trabalhando em uma coisa de cada vez, um dia de cada vez. Sem muita pressa, sem me atropelar e sem me cobrar tanto! Também pretendo compartilhar um pouco mais das minhas pessoalidades com vocês, quero que vocês me conheçam um pouco mais. Mas, devagar porque sou um bocado tímida e não gosto de exposição demais, ok?

Pretendo voltar com os posts mais regulares, cerca de 2 ou 3 por semana. Mostrar mais das coisas que me inspiram e das minhas artes manuais que eu tanto amo e voltar a fazer coisinhas para vocês baixarem que vocês amam e eu me divirto tanto criando!

Por hora fico por aqui, porque já escrevi demais! Se você leu até aqui, muito obrigada viu? Deixa um alô nos comentários que vou amar seus pitacos! ♥

Faça parte do clubinho do Amor

Um bate papo onde trocamos dicas, presentes e muita coisa legal no seu e-mail. Fique tranquilo que eu também odeio spam, e não vou te mandar nenhum, tá? Se inscreve aí!

Compartilhe: Amei
Veja também

Comenta aí, vai!

  1. Amanda
    out 14, 2016

    Lindas frases!

  2. jul 06, 2016

    Olha que coisa, temos o Bru em comum, a formação em Engenharia e muito, mas muitos hábitos parecidos (concluindo pelo seu post). Como você, também nunca fui aos extremos, apesar da impulsividade – aliás, me identifiquei muito na parte de não ter extrapolado o orçamento, mas, refletindo sobre minhas compras, sei que poderia ter feito escolhas mais inteligentes. Também sofro muito dessa coisa de querer tudo perfeito; muitas vezes eu levo um tempo absurdo revisando uma coisa que talvez nem apresentava necessidade de ser revisada. E como é chato não se sentir produtivo porque “perdemos” tempo sendo perfeccionistas!! Eu tenho feito umas mudanças na minha vida há alguns meses (desde que tive um ataque de pânico que me fez parar no hospital) e um dos pontos que bato muito em cima é o da ~preguiça, que, no meu conceito, acaba sendo tudo o que me impede de simplesmente pegar e fazer as coisas. Inclusive estou começando um blog também para possibilitar ajuda mútua em aspectos do tipo. Vou escrever um post sobre o que tem me ajudado, e aproveito para recomendar o google agenda – não sei se você já usa, mas ele auxilia muito na utilização do planner (que eu, também, usava mais como agenda do que planner), caso você consiga se controlar no uso da internet haha. Dormir bem, me exercitar e fazer as coisas que são rapidinhas na hora que vejo elas são outras coisas legais que funcionaram pra mim. Peço desculpas pelo texto gigante, mas, como já disse, acredito que tenha sido pela identificação haha 🙂 Espero que você consiga se achar aí e que resultados positivos apareçam todos os dias!
    Bruna postou recentemente: 23 lições que aprendemos nos nossos 20 e poucos anos

    • jul 08, 2016

      Nossa Bru, somos muito parecidas! Dá cá um abraço!
      Também tenho várias comprar que eu poderia ter sido muito mais inteligente e não fui! rs
      A preguiça também é um mega problema pra mim, tem dias que não quero fazer nada, mas é necessário fazer pra poder espantar ela!
      Eu uso e não uso o Google agenda! Tem épocas que me dou super bem com ele e tem épocas que não consigo acompanhar nada pelo computador.
      Mas ele é muito bom! Eu costumo intercalar, ou usar em conjunto, ele e o planner de papel.
      Também espero que você consiga se achar aí, Bru! Vamos juntas! ❤ 😘

  3. jul 05, 2016

    Excelente texto, você escreve muito bem, parabéns!
    Beijo
    😉
    http://www.umalindapromessa.com/

  4. jul 05, 2016

    Oiii Bru, que bom que você voltou. Senti falta das suas postagens! <3
    tudo na vida tem o tempo certo para que as coisas aconteçam. Coragem e vamos que vamos rs
    Beijos.
    http://www.prosadedesigner.com

    • jul 05, 2016

      Tô de volta Ray! Estava com saudades!
      Colocar a casa em ordem e seguir em frente!!

  5. jul 02, 2016

    Li o texto inteiro e posso dizer que me vejo no mesmo lugar que você. Se tem uma coisa que esse semestre todo fez parte da minha vida, foi a procrastinação. Coloquei como meta que a partir desse mês de julho muita coisa iria mudar, e tomo como incentivo ainda mais por ser o mês do meu aniversário. Estou terminando de fazer meu planner e ver se consigo de vez não deixar acumular as coisas pra mim e depois eu não conseguir fazer.
    Espero que você consiga sair de vez dessa. E vou adorar ver você compartilhando das suas pessoalidades com a gente.
    Estou amando o seu cantinho e voltarei muito mais vez, ainda mais que já me inscrevi no clubinho do amor <3 haha
    Beijos.

    Sonhos de Garota

    • jul 05, 2016

      É difícil né, Erika? Essa danada dessa procrastinação pega a gente e não larga! rs
      Já estou evoluindo bem, consegui responder todos os comentários do blog que estavam atrasados e devagar estou atualizando o blog.
      Vamos devagar, um passo de cada vez! rs
      Espero que você consiga aí também! Vou compartilhar as ferramentas que tem me ajudado nesse processo em breve aqui no blog. Volte mais vezes, sim! Vou amar ter você aqui!