início do blog, blog iniciante, dicas para blog, blog de dicas, dicas para blogs, dicas para blogger, divulgar blog, como divulgar, como divulgar blog, divulgar um blog, divulgar meu blog, divulgar o blog, divulgar site, divulgar seu blog, onde divulgar blog, como começar blog, começar blog, criar blog, como criar blog, coisas para fazer, coisas para blog

Hoje é mais um dia de post sobre a blogosfera e o assunto é: o início do blog! Eu já estou blogando já tem pouco mais de 4 anos (como passa rápido!!), mas sempre tive vários blogs e desistia e deletava. Até que em 2012 eu comecei com o meu blog para falar do meu casamento e foi quando eu mais aprendi sobre esse mundo de blogs. Até que esse no de 2015 eu comecei a ficar hiper desanimada e entediada com o blog falando só sobre casamento e resolvi reformular ele todo. E cá estamos nós com um blog que estou amando demais fazer diariamente sobre várias coisa que eu amo!

E sabendo da dificuldade que é quando se está no início do blog eu resolvi separar 10 dicas que eu considero importantes para você fazer quando está com o blog no início ou quando não sabe muito mais o que fazer para melhorar ele. Essas são coisas que eu senti que fizeram a diferença ara mim e espero que elas sirvam para vocês também!

10 Coisas para Fazer no Início do Blog

 

1. Faça um conteúdo incrível

Independente se você tem 1 ou 1000 seguidores, não importa: faça um conteúdo incrível! Esse é o primeiro item da lista não é atoa. Na minha opinião, o conteúdo é a parte mais importante de um blog. O layout é importante também? Sim, é! Mas não adianta nada um layout super lindo se o seu conteúdo é muito ruim ou é copiado da internet. Não copie textos dos outros, além de ser super feio para você, é crime e você também pode ser punido pelo google!

Quando digo um conteúdo incrível, é aquele que tem informações úteis para o seu leitor. Evite fazer aqueles posts para avisar que “hoje não tem post porque estou com dor de cabeça”, se é só para dar um aviso use as redes sociais, escolha aquela que você é mais ativo e avise por lá! Porque isso? Porque uma postagem tão pequena no seu blog só irá poluir ele visualmente e não irá trazer nenhum tipo de benefício para o seu blog.

2. Use um calendário editorial

A finalidade de um calendário editorial é que você tenha um planejamento das suas postagens de acordo com os assuntos que você fala no seu blog. Eu, por exemplo, falo de várias categorias diferentes aqui no blog e tento sempre fazer um post de uma categoria diferente quando vou postar. E o que me ajuda a ter essa visualização de qual categoria ainda esta faltando eu falar é o calendário editorial.

Não é algo obrigatório de se ter, mas ajuda muito! E também não é nada hiper difícil de se fazer, eu uso um que eu fiz no excel para o calendário do mês e uso listas de papel para me organizar durante as semanas e tem funcionado muito bem. Se vocês quiserem eu posso disponibilizar o que eu uso no excel para vocês baixarem aqui no blog, só me avisar que quer nos comentários, tá?

Uma coisa boa de ter um calendário também é que você já vai estar acostumado a organizar suas postagens e, quando o seu blog crescer e tiver vários posts patrocinados para fazer (confia que vai ter, fia! rs), você vai conseguir “agendar” essas postagens patrocinadas de modo que não fique um blog feito só de propagandas. Eu acho muito chato quando entro em um blog e só tem postagens patrocinadas uma seguida da outra (#prontofalei).

3. Defina objetivos e metas!

Muitas pessoas quando começam um blog não sabem muito bem o motivo pelo qual o criou. Ninguém é obrigado a criar um blog já sabendo o que quer dele, mas quando não se tem um objetivo definido para o blog fica muito difícil você conseguir definir suas metas. Então tente definir um objetivo, você quer o seu blog para quê? Para fazer amizade? Para ensinar algo que você sabe fazer? Para divulgar uma empresa que você tem? Defina seu objetivo e depois comece a definir suas metas para conseguir alcançar aquele objetivo.

início do blog, blog iniciante, dicas para blog, blog de dicas, dicas para blogs, dicas para blogger, divulgar blog, como divulgar, como divulgar blog, divulgar um blog, divulgar meu blog, divulgar o blog, divulgar site, divulgar seu blog, onde divulgar blog, como começar blog, começar blog, criar blog, como criar blog, coisas para fazer, coisas para blog

4. Use fotos de qualidade

Antes de tudo: use fotos no seus posts! Já cansei de ver postagens em blogs pequenos por aí sem fotos, somente um texto gigante! O texto é muito importante mesmo, ele é o seu conteúdo básico. Mas um texto sozinho é difícil de chamar atenção do seu leitor. Quando você usa uma imagem que tenha relação com o que você esta dizendo no seu post isso com toda certeza irá atrair muito mais leitores para o seu conteúdo na internet.

Mas tenha cuidado ao escolher suas fotos! Se você tiver como fazer as suas próprias fotos, faça e dê preferência em usar elas! Mas se você não tiver como fazer não tem problema, use fotos gratuitas que estão disponíveis aos montes pela net afora. Mas procure usar as fotos que tem uma qualidade boa, porque nada mais chato do que ter uma imagem distorcida, desfocada, borrada e feia no blog.

E se você for postar uma foto que não é sua no seu blog não se esqueça de procurar quais são os critérios do autor da foto para que você publique-a, tem fotos que você só pode publicar depois do autor autorizar, outras você pode publicar desde que esteja com os créditos para o autor e tem fotos que você não pode publicar de jeito nenhum, enfim… pesquise! Porque toda foto tem um dono e todo dono de foto tem suas próprias políticas para reprodução da imagem.

5. Estude o básico de fotografia

Se você tem uma câmera, mesmo daquelas compactas mais simples ou até mesmo a câmera do seu celular você já consegue fazer fotos boas para o seu blog. Então, não ter uma câmera mais profissional como muitas blogueiras maiores tem não é motivo para você não fazer suas próprias fotos. Eu ainda não consigo só fazer fotos autorais aqui no blog por causa do tempo, ou a falta dele no caso. Mas sempre que posso eu escolho sempre usar as minhas próprias fotos. A minha câmera não é nada profissional é uma compacta comum, mas já consegui fotos muito boas com ela como vocês podem ver nesse post e nesse post!

E como eu consegui isso? Estudando um pouco de fotografia! Nada profissional, mas o básico que já consegue atender super bem! Eu sempre procuro dicas pelo nosso amigo Google e já um curso de fotografia do Rodolfo Corradin, é um curso mais básico que ensina como fazer fotos boas usando câmeras mais simples e o celular. Super recomendo!

6. Estude o básico de SEO

Não sabe o é SEO? De uma forma bem básica são algumas técnicas que ajudam fazer com que o Google encontre o seu conteúdo e liste ele nas buscas. Ele não é um conceito muito fácil de se aprender, e nem é tão necessário que você aprenda tudo logo no início do seu blog. Mas é bom você já ir estudando um pouco e se familiarizando se um dos seus objetivos é ter mais acessos no seu blog.

7. Acompanhe as estatísticas do seu blog pelo Analytics

Configure o Google Analytics no seu blog para que você consiga acompanhar as suas estatísticas. Isso será muito importante para você saber o crescimento que o seu blog tem, quais são os conteúdos que seus leitores mais gostam e ter todos esses dados no futuro quando você quiser fazer parcerias. Se você não quer fazer parcerias com empresas, não tem problema, o analytics vai te indicar todos os dados sobre o seu blog e isso é bom você saber até mesmo para criar novos conteúdos.

8. Esteja presente nas redes sociais

Hoje em dia as redes sociais são fatores super importantes para quem quer divulgar alguma coisa na internet. É lá onde o seu público está, então esteja presente nelas. Crie uma fanpage, ou uma conta no instagram, ou twitter ou qualquer outra que você tenha preferência. Mas é preciso que você seja ativo nas redes sociais que você escolheu. De nada ter uma fanpage e ficar pedindo para as pessoas curtirem se lá você não posta conteúdo. O mesmo eu digo para o youtube, o que já vi de gente pedindo para seguir o canal e nem vídeos a pessoa faz! Então qual seria o motivo de seguir uma coisa que nem conteúdo tem?

9. Faça parte de comunidades, grupos e/ou fóruns

Escolha um ou alguns grupos (comunidade ou fórum) que seja de tema parecido com os que você posta no seu blog e participe deles ativamente. Mas quando digo isso não é para você ir lá no grupo só pra postar que você fez um post novo. Você até pode fazer isso se o grupo permitir, mas interaja com as outras pessoas, converse, troque dicas, ajude alguém! É assim que você será bem visto pelas pessoas e elas logo irão se interessar pelo seu blog.

10. Interaja em outros blogs

Dentre todos os anos que eu tenho de blogsfera essa é uma tarefa para mim que eu amo fazer desde o início do blog até hoje: visitar outros blogs! Mas não é só visitar e pronto ir embora sem nem deixar um comentário. Comenta, vai! Não custa nada e deixa qualquer blogueiro feliz! Mas não é para ir lá comentar assim “oi estou seguindo, segue de volta?” ou então “oi meu blog é novo você poderia ir lá visitar ele?”! Gente quer coisa pior do que esse tipo de comentário? O blogueiro passa um tempão escrevendo o bendito do post (Esse post que você esta terminando de ler mesmo eu demorei um dia inteiro! E até fui rápida viu?) e ai vem um ser de outro mundo, não lê nada do que você escreveu e deixa esse tipo de comentário! Sério? Eu nem aceito comentários assim aqui no blog! Acho muita falta de respeito com o coleguinha!


Bom gente, essas são algumas dicas que eu considero importantes. O post ficou um pouco grande, mas acredito que bem útil para quem esta começando e também para quem já esta nesse mundo há um tempo, mas que sempre fica um pouco perdido com relação ao blog.

Me diga o que você achou nos comentários? Usa alguma dessas dicas ou usa alguma outra que não esta aqui e que você também acha importante? Me conta aí!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

86 comentários em “10 Coisas para Fazer no Início do Blog

  1. Estou querendo criar meu blog, e adorei suas dicas, você foi minha primeira inspiração para realmente começar a planejar e criar o meu blog. Muito obrigada!!

  2. Uau que dicas preciosas! Obrigada por compartilhar com a gente! Entrei nesse mundo recentemente e confesso que nessa fase as coisas não são tão simples. Conquistar leitores…. tá aí uma tarefa Hard kkkkkk mas eu estou amando! Tenho 4 seguidores até o momento uhulll hahahahaha mas o legal mesmo do blog pra mim é se sentir orgulhosa do seu espaço na Internet e você ter um momento só seu ao criar conteúdos conforme sua opinião ou estilo de vida! Adorei seu blog! Beijos

  3. Nossa, eu fiz um blog por prazer mesmo, sem nenhuma intenção mas acho genial a caridade que as blogueiras tem umas com as outras. É algo muito interessante e novo pra mim. Gostei muito do seu blog e deste post. Desejo muita prosperidade e bençãos pra vc!

    abçs,

    1. Eu também tenho o blog por prazer Juliana! E é por gostar tanto de fazer conteúdo pra ele que eu sempre penso em fazer o meu melhor. E compartilhar isso e as dicas para que tenhamos cada vez mais blogs melhores é algo que eu adoro também! Nesse mundo dos blogs tem espaço para todos, não deveria haver competição e sim união! Eu tento fazer minha parte e o meu melhor. E fico muito feliz em receber comentário com esse seu, que me mostram que vale a pena tudo isso! Muito obrigada! 🙂

  4. Quando eu comecei o blog a algum tempo atras, gostaria de verdade de ter achado esse tipo de post, me dando dicas do que me ajudaria a melhorar o blog, acabei dando cada pataquada que era de chorar, mas o tempo sempre ensina, principalmente se você for persistente.

    Eu concordo com você um bom conteúdo é a base de qualquer blog, principalmente se ele viera com um layout organizado e fotos de qualidade, tenho tentando aprender essa parte, usar sempre fotos de qualidade e de minha autoria.

  5. Dicas super importantes, adorei!
    Alias, não conhecia nada do seu blog Bru e adorei, de verdade. O layout e o conteúdo estão incríveis!
    Sobre as dicas, interagir em outros blog é o que é. Muita menina começa agora só jogando o post em trocentos grupos e nunca visita ninguém, super chato e depois reclama que ninguém visita o blog…
    Um beijo

    1. Super verdade Stephanie, muita gente acha que só jogando os posts nos grupos já esta bom para divulgar e depois reclamam.
      Obrigada por vir aqui no meu cantinho e fico super feliz que tenha gostado! Volte sempre, viu?! ♥

  6. É sempre bom ler todas essas dicas sobre “o que fazer com o blog”. Por mais que a gente sempre veja esse tipo de post, pe negraçado como cada um tem uma dica diferente e uma abordagem diferente. 🙂

  7. Oi Bru!
    Adoro, adoro esses posts sobre a blogosfera, é ótimo pois sempre pegamos umas dicas, e vejo o quanto preciso melhorar ainda. Por exemplo, não sei nada sobre SEO e o analytics, preciso resolver isso logo. Outra coisa que não boa, o planejamento, eu vou muito no feeling mesmo. E isso não é bom, pois às vezes fico com uma falta de posts! =(
    Já vi que você escreveu alguns outros posts sobre, vou dar uma olhada agora!
    Beijos, Thamyrez

    1. Ai Thamy eu ainda também vou um pouco pelo feeling na hora de fazer os posts, mas tenho tentado me programar mais e esta me ajudando muito.
      Só queria ter mais tempo para escrever tudo que tenho vontade, mas meu dia ainda tem 24h só! rsrsrs

  8. Confesso que ainda tenho que fazer grande parte dessas dicas, mas é complicado quando se tem um mestrado pra fazer nas costas. Tô indo aos poucos, mas estou caminhando… obrigada pelas dicas e tentarei segui-las! beijos

    1. Super te entendo Camilla! Quando eu estava no meu mestrado foi a época que menos fiquei ativa no blog, é muito cansativo essa vida acadêmica! Mas vai devagar mesmo que super funciona e você não enlouquece!

  9. Estou no começo do meu blog e essas dicas vão ser bem úteis haha
    Acho que só preciso começar a ser presente nas redes sociais (não tenho nenhuma, só o twitter pessoal).
    Fugindo um pouco do post, menina que design lindo tem teu blog <3

  10. Pra mim o melhor e mais útil é comentar em outros blogs!
    Ao vir aqui, por exemplo, eu divulgo meu blog tenho acesso a um conteúdo incrível produzido por uma blogueira que, provavelmente, tem pensamentos muito diferentes do meu. É uma troca de experiencias maravilhosa!
    Mas, em contra partida, o pior é gente que nem lê o post direito, mesmo. As vezes tenho vontade de ser mau educada e responder com “se liga”, hahahha
    Um beijooo, Ana do dia ♥