projetos-de-cartas-mundo-das-cartas-correio-literario-01, projetos de cartas, projeto de carta, mundo das cartas, troca de carta, amor à carta, correio literario

Uma das coisas que eu sempre gostei na vida é de trocar cartas. Na minha adolescência eu tive uma amiga que se mudou para outro estado e, por muito tempo, nos correspondíamos através de cartinhas. Alguns anos se passaram, essa minha amiga se mudou e eu acabei perdendo o endereço dela e nunca mais tive contato com ela, nem hoje em dia com as redes sociais e não consegui encontrá-la novamente.

Depois, já quando terminei o ensino médio, uma outra amiga foi morar na Espanha e novamente eu me correspondia com uma amiga através de cartinhas. Era tão gostoso receber e abrir uma carta nova, eu lia eufórica para saber  as novidades que ela contava em cada carta. Nessa mesma época eu e alguns amigos vivíamos trocando cartinhas, mesmo estando perto e nos vendo diariamente. Era um hábito que tínhamos e eu amava.

Mas o tempo foi passando e sabe-se lá porque esse meu hábito foi se perdendo e ficando esquecido. Até que no início desse ano eu conheci, através do Instagram, alguns projetos de cartas e fiquei super interessada para voltar a fazer algo que eu amo: me corresponder por cartas e fazer novas amizades.

projetos-de-cartas-mundo-das-cartas-correio-literario-03, projetos de cartas, projeto de carta, mundo das cartas, troca de carta, amor à carta, correio literario

Me inscrevi em 3 projetos de trocas de cartas, em todos o objetivo é de fazer amizade e manter o hábito de escrever cartas.

Projetos que estou participando:

Mundo das Cartas: Esse foi o primeiro projeto que conheci e está ativo até hoje. Para participar você só precisa preencher um formulário lá no blog do projeto e a Gabi vai te enviar um e-mail com o seu número. Nesse link também tem um vídeo explicando tudo sobre o projeto, mas funciona mais ou menos assim: frequentemente é disponibilizado no blog a lista com os endereços, essa lista tem uma senha (para que nossos endereços não fiquem disponíveis para qualquer uma pessoa) e sempre que você quiser pegar uma lista de endereços atualizada é baixar no post da lista atualizada e deixar um comentário nesse mesmo post pedindo a senha da lista que a Gabi envia por e-mail para você. Parece complicado, mas é super simples!

Eu não tenho o costume de pegar todas as listas atualizadas porque não é sempre que eu pego novos endereços da lista, então esse processo de ir lá no blog para baixar a lista e deixar comentário para pedir a senha eu só faço quando quero pegar novos correspondentes (o que no geral acontece a cada dois meses ou até mais. Depende muito de quantas cartas tenho para responder).

Se você encontra uma pessoa que também faz parte do projeto basta que você diga a ela o seu número que ela irá encontrar o seu endereço lá na lista. E se você quiser encontrar o endereço de alguém, basta pegar o número da pessoa e procurar lá na lista. Meu número lá é 416.

Amor à Carta: Esse projeto funciona da mesma forma como o Mundo das Cartas, depois de cadastrado você recebe um número e seu endereço vai para a lista. Toda vez que quero encontrar o endereço de alguém é só ir na lista e procurar o número. Pelo que eu procurei hoje, o projeto está de férias e não está recebendo novas inscrições, mas se você quiser conhecer mais o instagram deles é o @amoracarta. Meu número é o 170 nesse projeto.

♥ Correio Literário: Outro projeto que funciona da mesma forma como os outros dois, para se inscrever é só mandar um e-mail para [email protected] com o seu nome e endereço completo. Eles irão te responder com o seu número e de tempos em tempos eles enviam a lista, por e-mail, para todos. Meu número nesse projeto é o 753.

O meu endereço é o mesmo (óbvio!) nos três projetos e é o endereço da minha caixa postal que fica aqui na barra lateral do blog. Então, se você não participa de nenhum dos três projetos e quiser se corresponder comigo através de cartas é só me mandar sua cartinha. Eu respondo todas com muito amor e sempre que possível faço troquinhas de coisas fofas de papelaria. Só peço que me diga na sua cartinha que você pegou meu endereço aqui no blog para eu poder me organizar, ok? Vou amar receber seu carinho em forma de um envelope!

Eu indico a quem quiser participar de projetos assim e quiser se corresponder com mais pessoas, abra a sua caixa postal, pois com ela é mais seguro de você passar o seu endereço. Deixar o endereço da sua casa assim disponível para muitas pessoas terem acesso, por mais seguro que seja o projeto, é bem complicado.

Outra dica que dou, se você se inscreveu ou vai se inscrever em algum dos projetos não espere receber sua primeira carta para começar a fazer novas amizades. Escreva você primeiro uma carta para algumas pessoas. Eu sempre pego alguns endereços para mandar cartinhas novas sempre que estou com um pouco mais de tempo para escrever e assim vão surgindo as novas amizades!

Agora me diga, você participa de algum desses projetos? Se corresponde através de cartas com alguém?

40 thoughts on “Os Projetos de Cartas que Eu Participo

  1. Bru, que coisa fofa esses projetos. Escrever já é uma delicia, mas confesso acreditar que esse feito tem sido deixado de lado, é bom reviver isso e manter contato com pessoas diferentes mostrando opiniões e se conhecendo. adorei, não conhecia. Beijão

    1. Esse projeto é bem legal Mih!
      Tem um deles que tem mais de 1500 pessoas inscritas! Eu me assustei quando peguei a lista pela primeira vez, porque achei que não tinha muita gente.

  2. Acho sensacional esses projetos com cartas, não só por ser algo tão pessoal ao ponto de falar com pessoas que você nunca viu, mas porque essa pratica de escrever tem sido tão esquecida, quem sabe um dia eu também não comece a participar de um desses.

    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

  3. Olá, adorei seu blog e mais ainda esses projetos de cartas, me identifiquei muito pq na minha adolescência eu sempre me correspondia com uma amiga com cartas, tenho uma caixa cheia delas, e sinto muita falta disso, hoje em dia é raro!!!BJus

    1. Que legal Vivian! Eu também tenho uma caixa cheia de cartinhas e agora vou precisar aumentar a caixa porque a coleção está aumentando.
      É tão bom pegar uma cartinha mais antiga e reler!

    1. Ana muito legal essa ideia do livro viajante, não conhecia! Conheço um outro que é de um caderno que estou querendo fazer em breve aqui no blog. Vou ler seu post do livro viajante com certeza!
      Conheço o Postcrossin sim, sou cadastrada lá! Mas como meu inglês é péssimo, ainda não mandei nenhum cartão. Mas estou me programando para mandar alguns no próximo mês.

  4. Que amor! Já favoritei seu post e dos dois projetos ativos, vou começar a participar hoje mesmo hihihi’

    Como faz pra abrir uma caixa postal? É muito caro? Geralmente passo o endereço da minha casa, mas morro de medo. Até porque o endereço que passo é na verdade o da casa dos meus pais, e eu só fico lá nos fins de semana. (Minha mãe abre tudo que eu recebo! hahah).

    1. Participa sim Marina! É super legal!
      Já fiz um post aqui no blog falando sobre a caixa postal (https://queseame.com/o-blog-agora-tem-caixa-postal/), não achei caro não porque paguei por um ano! Se for dividir mensal o valor sai muito baixo!
      Eu tenho muito medo de dar meu endereço assim para qualquer um, tem muito louco na net! rs
      Faz a sua sim, assim sua mãe não vai mais abrir suas coisas! Eu odeio quando abrem as minhas! rsrs

  5. Bru, me cadastrei no Mundo das Cartas e hoje recebi minha primeira cartinha! Estou super feliz e lembrei de você na hora. Não cheguei a pegar o endereço de ninguém, estava esperando começar minhas aulas porque saio mais de casa e vou mais na rua nessa época, mas recebi uma cartinha assim mesmo. Muito obrigada por apresentar o projeto! Vou te enviar uma cartinha dia desses ahaha’

    Meu número lá é 1932, só pra constar

    1. Marina que legal!! Eu adoro demais esse projeto e é muito legal receber uma cartinha assim quando a gente não esta esperando!
      Já recebi algumas e fiquei muito feliz com as amizades que vão surgindo!
      Me escreve sim, vou amar!!!

    1. Brenda eu acho que o correio literário está mesmo inativo. Vou tentar verificar com os responsáveis.
      Mas tenta se cadastrar no Mundo das Cartas que esse eu sei que está bem ativo e tem bastante gente cadastrada.

        1. Brenda, amore! Estou com várias cartinhas mega atrasadas pra responder.
          Se quiser me escrever e não tiver problema na demora da minha resposta.
          Estou me re-organizando pra voltar a escrever!

          1. Amore, desculpa!! Eu recebi, achei que era outra Brenda! rs
            Mas vou responder ainda! To colocando a casa em ordem! Mas vai chegar a minha cartinha aí!

    1. Oi Sandra, entre em contato com os projetos individualmente.
      Eu não tenho nenhuma relação com eles, só era correspondente.
      E atualmente nem estou conseguindo mais me corresponder com ninguém por falta de tempo.

  6. Oi…estou tentando me cadastrar no Mundo das Cartas, mas dá um erro. Descobri por acaso o Blog Trocando Cartas e já estou me correspondendo com várias pessoas. Estou amando esta nova forma de fazer amigos…e transformando meu sonho nº63 em realidade.

    1. Que legal Katia.
      Preciso dar uma atualizada e ver quais grupos ainda funcionam. Tem tempo que não consigo me corresponder mais com as pessoas por cartas.
      Pura falta de tempo mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *