Blogosfera

Blogger ou WordPress: Qual o melhor?

blogger ou wordpress, wordpress ou blogger, WordPress e Blogger, Qual a melhor plataforma, melhor plataforma, diferença entre blogger e wordpress
blogger ou wordpress, wordpress ou blogger, WordPress e Blogger, Qual a melhor plataforma, melhor plataforma, diferença entre blogger e wordpress

Muitas pessoas quando vão começar um blog tem essa dúvida: Blogger ou WordPress? Qual plataforma devo escolher? Qual plataforma é a melhor? Essa é uma dúvida muito frequente e esse post foi muito pedido quando eu publiquei as principais diferenças entre o WordPress.com e o WordPress.org aqui no blog.

Eu usei o Blogger por 3 anos e ele me atendeu muito bem em tudo que eu precisava. Mas eu sempre tive essa pergunta na minha mente: Blogger ou WordPress? Quando resolvi migrar para o WordPress eu estava decidida a tornar meu blog muito melhor do que ele era antes, não só no quesito layout e boniteza, mas principalmente em relação ao conteúdo. Tanto que muita coisa que eu tinha postado no passado eu descartei porque não tinha mais nada a ver com o que eu queria de futuro para o meu blog.

E meu blog é um hobbie, sim! Faço nas minhas horas vagas, quando estou precisando escrever e porque amo fazer isso. Tenho alguns anúncios no blog sim, porque é isso que me ajuda a pagar algumas contas do blog, mas nada que pague totalmente ainda. Hoje eu ainda pago boa parte das coisas que eu gasto com o blog do meu próprio bolso porque eu amo esse cantinho e quero manter ele ativo por muitos anos. Mas essa foi uma escolha minha, eu senti essa necessidade e quis investir em um hobbie que me deixa muito feliz.

Cada um tem um objetivo e uma expectativa com seu blog e você deve levar isso em consideração na hora de escolher a plataforma que você vai criar ou vai migrar o seu blog. Seu blog será somente para hobbie? Você quer investir nele? Você pretende transformar seu blog em sua profissão? Antes de escolher, você precisa responder essas perguntas para você mesmo.

Nesse post tentei listar as maiores diferenças, vantagens e desvantagens para te ajudar a decidir entre o Blogger ou WordPress.

Blogger ou WordPress: Qual o melhor para meu blog?

blogger ou wordpress, wordpress ou blogger, WordPress e Blogger, Qual a melhor plataforma, melhor plataforma, diferença entre blogger e wordpress

Sobre o Blogger

O Blogger é um serviço oferecido pelo Google para criação gratuita de blogs. Qualquer pessoa pode criar um blog de forma bem rápida, fácil e sem necessitar de nenhum conhecimento técnico e sem gastar nenhum centavo com isso. A plataforma disponibiliza um domínio no formato “seublog.blosgspot.com.br“, mas você também pode usar um domínio próprio se quiser gastar uma graninha com isso.

O painel é bem fácil de usar e em poucos minutos você já consegue fazer seu primeiro post. Também é possível criar layouts bem personalizados, porém algumas limitações e muitos bugs acontecem com certa frequência.

Eu usei o blogger por 3 anos e gostava bastante. Sempre consegui personalizar meus layouts como eu queria, mas sempre acontecia de algum elemento do layout parar de funcionar do nada ou quando a plataforma estava passando por alguma alteração sempre acontecia de alguma coisa parar de funcionar direito.

Outra coisa que eu sentia muita dificuldade era a otimização dos meus posts para os motores de busca. Embora seja uma plataforma do Google, e há quem diga que esse é um fator de importância para o Google na hora de indexar e subir um link nas buscas, os meus posts demoravam cerca de 6 meses ou mais para começarem a aparecer no Google. Hoje com ajuda de alguns plugins e com o blog otimizado, meus posts são indexados no Google com coisa de 1 mês ou até menos, dependendo do post.

Mas, mesmo com diversas limitações, eu conseguia usar muito bem a plataforma e ela me atendeu perfeitamente por um bom tempo no que eu precisava.

Vantagens do Blogger
  • Totalmente gratuito, você só irá gastar com ele se você quiser;
  • Não necessita nenhuma instalação;
  • Fácil e simples de se criar um blog nela;
  • Exige pouco conhecimento técnico;
  • Hospedagem gratuita;
  • Possui um domínio do tipo “seublog.blosgspot.com.br” gratuito;
  • Possui diversos temas gratuitos para baixar.
  • É possível rentabilizar o blog com programas de afiliados, Adsense, etc.
Desvantagens do Blogger
  • A otimização do blog para os motores de busca é mais difícil;
  • Limite de espaço para hospedagem das imagens do blog;
  • O domínio fornecido para uso não é lembrado facilmente pelos leitores por causa do “blosgspot.com.br” ;
  • Difícil encontrar o nome que você quer disponível para uso no domínio do blog;
  • A personalização do layout do blog é muito limitada;
  • O blog é do Google e se você não seguir as regras de uso pode ter seu blog retirado do ar;

Sobre o WordPress

O WordPress é uma plataforma muito utilizada até mesmo por empresas grandes por aí. Atualmente existem duas versões dela: WordPress.com e WordPress.org. Já falei aqui no blog sobre as diferenças entres as duas versões (se ainda não leu, vai lá ler!) e hoje o meu foco para comparação será todo com base no WordPress.org.

Ao contrário do que muitos pensam, o WordPress é gratuito também! Acontece que para colocar o seu blog no ar, os arquivos dele deveram estar hospedados em um servidor na web. Existem servidores gratuitos, mas os que são mais estáveis são pagos. Por isso muitas pessoas confundem e acham que o WordPress.org é pago.

Estou usando o WordPress.org desde o ano passado e desde o meu primeiro mês de uso nessa plataforma já senti as diferenças e melhorias. O painel de utilização, embora bem diferente do painel do Blogger, é bem simples e fácil de usar também. E ele também pode ter algumas customizações de acordo com o que você precisar, mas para fazer essas alterações é necessário ter um conhecimento técnico maior.

Depois do software instalado no servidor da sua hospedagem, é só entrar e começar a blogar. Eu mesma fiz a instalação do meu e foi bem simples. Algumas hospedagens já possuem uma espécie de aplicativo que faz isso e também existem diversos tutoriais na internet explicando como fazer. Não tem mistério nenhum, dura alguns minutos.

Existem milhares de temas tanto gratuitos quanto pagos na internet para baixar e usar no blog. Eu quando migrei preferi criar o meu próprio do zero, mas poderia também ter comprado ou baixado gratuitamente um tema e ter customizado ele do meu gosto se quisesse.

O que eu mais gosto no wordpress.org são os plugins, acho que eu e o mundo inteiro! (risos) Existem plugins para infinitas coisas diferentes o que acaba facilitando e trazendo algumas melhorias para o blog. Só não é muito legal sair dando a louca e instalando tudo quanto é plugin, porque da mesma forma como eles podem nos ajudar super, existem alguns que também podem nos prejudicar.

Vantagens do WordPress
  • O Software esta disponível para download gratuito;
  • Existem milhares de plugins o que permite adicionar inúmeras funcionalidades novas no blog;
  • Possui liberdade de customização tanto do layout do blog quanto da área de administração;
  • Possui milhares de temas gratuitos e pagos para baixar que você pode customizar do seu jeito;
  • Permite a personalização o link de cada postagem;
  • Existem ferramentas melhores para otimizar o blog para os motores de busca;
  • São feitas muitas melhorias na plataforma continuamente;
  • Painel fácil e simples de usar;
  • O blog é totalmente seu e, a não ser que você esteja em dia com sua hospedagem e não faça nada criminoso, seu blog nunca sairá do ar por não cumprir regras de uso;
  • É possível rentabilizar o blog com programas de afiliados, Adsense, etc.
Desvantagens do WordPress
  • É necessário ter um domínio e uma hospedagem para uso do blog e as mais estáveis são pagas;
  • Exige um pouco mais de conhecimento para fazer a instalação dos arquivos no servidor, mas também não é nada de outro mundo;
  • Você que terá que fazer todas as atualizações que surgirem, mas não é nenhum bicho de sete cabeças;

blogger ou wordpress, wordpress ou blogger, WordPress e Blogger, Qual a melhor plataforma, melhor plataforma, diferença entre blogger e wordpress

Concluindo

As duas plataformas são excelentes para você criar o seu blog. Eu diria que se você quer o seu blog para hobbie e não quer investir nenhum dinheiro nele escolha o blogger. Ou se está começando e não tem como investir no começo, o blogger é excelente. É possível criar layouts super lindos nele e super funcionais. Se você quer profissionalizar seu blog diria que a melhor opção é o WordPress.org pela quantidade de possibilidades e funcionalidades que ele permite. Mas nada te proíbe de ter um blog super profissional no Blogger, inclusive conheço alguns blogs bem profissionais que usam essa plataforma.

Tudo vai depender do seu gosto e das suas necessidades! Tente experimentar cada um deles para você se decidir. Eu antes de decidir entre o Blogger ou WordPress, fiz a instalação de um WordPress em uma hospedagem gratuita só para ver como era o painel e se eu ia gostar. Fucei bastante e no final me apaixonei e decidi migrar o blog do Blogger para o WP de vez. E hoje estou aqui no WP, super feliz e super satisfeita.

Espero que eu tenha conseguido tirar muitas dúvidas de vocês! Se tiver mais alguma só deixar aí nos comentários que eu vou respondendo devagar!

Me conta nos comentários, qual a melhor plataforma para você? Blogger ou WordPress?

Você Também Pode Gostar

Post Anterior
Próximo Post

16 Comentários

Deixe uma resposta

Comente pelo Facebook


  1. Responder
    Dai Castro
    12 de fevereiro de 2016 at 15:55

    Muita gente tem essa dúvida e realmente é difícil escolher, vai depender de cada caso mesmo! Eu sempre usei WP então, já estou bem acostumada e gosto bastante da plataforma! Tenho certeza que os seus esclarecimentos irão ajudar muitas pessoas!! Parabéns pelo post! 🙂

    1. Responder
      Bru Santos
      27 de fevereiro de 2016 at 02:41

      Eu usei o Blogger por muito tempo, mas quando usei o WP a primeira vez parecia que eu já conhecia ele! Foi amor a primeira vista! rsrsrs

  2. Responder
    Laiara Dias
    9 de fevereiro de 2016 at 11:15

    Ai que post incrível! Eu tenho um blog na plataforma blogger, mas confesso que há um tempo penso em migrar. Porque comecei a trabalhar pra uma designer com os produtos digitais dela, e tudo dela é no WP, e fiquei apaixonada. Achei muito mais completo. E também, algumas coisas no blogger tem me deixado insatisfeita.
    No momento ainda não posso pagar a hospedagem e o designer pra fazer o novo layout, mas assim que puder arcar com os dois pretendo migrar, e o seu post me deu ainda mais vontade de migrar já 😀

    1. Responder
      Bru Santos
      27 de fevereiro de 2016 at 02:31

      Laiara eu senti exatamente isso quando conheci o wordpress! Fiquei mais de 2 anos só na paquera com ele até que ano passado finalmente consegui migrar e quando eu menos esperava. Hoje é minha paixão esse cantinho! Ele é bem completo mesmo!!

  3. Responder
    Anna Kcau
    3 de fevereiro de 2016 at 22:41

    Eu uso o blogger, mas sou doida pra migrar para o wordpress. Eu tive fã-sites de j-pop e k-pop por um tempo e usei o wordpress em todos e sempre adorei. A única coisa que me segura no blogger é ele ser gratuito e, momento, não tô podendo pagar hospedagem. Felizmente o blogger é ótimo e não deixa a desejar. Até que eu tô me virando bem com ele.
    Adorei o post, muito útil principalmente pra quem ainda fica na dúvida de qual escolher! Beijos!

    1. Responder
      Bru Santos
      19 de fevereiro de 2016 at 20:35

      Anna eu amo o Wp! ❤
      Mas o Blogger tem muita coisa e consegue funcionar para muitas pessoas mesmo!

  4. Responder
    Vanessa Bayer
    2 de fevereiro de 2016 at 15:38

    Bru, que post maravilhoso é esse? Utilidade publica! Fixa ele no seu sidebar porque está um arraso! Um beijo grande! ♡

    1. Responder
      Bru Santos
      3 de fevereiro de 2016 at 14:32

      rsrsr Obrigada Vanessa!! 😀

  5. Responder
    Marina Menezes
    30 de janeiro de 2016 at 15:39

    Eu uso o blogger desde sempre e gosto bastante dele. Investi em um domínio próprio, porque foi a única coisa que consegui investir mesmo, e estou satisfeita. Claro que um dia, se puder investir mais, vou testar o wordpress, e se gostar migro pra lá. Mas por enquanto fico no blogger.

    Acho os plugins do wordpress muito maneiros. O blogger tem bastante gadget e funcionalidades, mas tudo de fora, os gadgets oficiais mesmo são péssimos e quase não lançam nada novo. Em relação a SEO e otimização, o blogger já melhorou muito desde que eu criei meu blog (há três anos mais ou menos). Hoje dá pra personalizar um pouco a url (mas ainda fica a data e o mês lá), colocar descrição nos posts, nas imagens, e mais algumas funções que não são uma maravilha, mas já ajudam. O limite de upload também é outra coisa que acho bobagem, tenho meu blog há muito tempo, tive outros blogs junto com o meu, já fiz upload de imagens pesadíssimas e até hoje não gastei nem 1% do total que pode fazer. Ainda dá pra mesclar com o google drive o que dá mais espaço haha’

    Mas eu reconheço que tem muitas desvantagens. O layout por exemplo, você tem que gastar bastante tempo e paciência para aprender a fazer o seu próprio, porque os padrões são horríveis e é difícil achar um bonito em sites de templates gratuitos. Sempre que aparece um bug, demora séculos para corrigir. Parece que a google não se importa muito com a plataforma de blogs dela, seria ótimo ter um concorrente de peso completamente gratuito como o blogger, talvez assim eles fizessem as coisas mais rápidos. E tem essa questão das regras de uso. Só vi acontecer uma vez, e era com um blog que usava redirecionamento automático para outro blog. Nem mesmo blogs denunciados por plágio cheguei a ver serem banidos, geralmente o post era retirado e o blog continuava lá. Agora não sei mais como funciona, última vez que tentei denunciar um post pro google caí naquele sistema de ajuda deles que ninguém entende e não consegui mais sair de lá hahaha’

    Ótimo post! Muito sincero, sempre que vejo posts comparando blogger e wordpress eles vem com ou “team blogger” ou “team wordpress” e acabam não mostrando os defeitos da plataforma que o blogueiro usa. Tudo tem vantagem e desvantagens, então é legal deixar a pessoa decidir de acordo com aquilo que procura, certo?

    1. Responder
      Bru Santos
      1 de fevereiro de 2016 at 22:04

      Ahh sim MArina, o Blogger já melhorou muito em SEO.. na época que eu usava já tinha isso tudo sim. Mas mesmo assim era bem difícil subir um link no Google. Hoje o meu blog está infinitamente melhor com relação a isso aqui no WordPress. Mas é como falei, depende muito do que cada pessoa quer e espera para o seu blog.
      O lance das regras de uso já vi acontecer várias vezes com blogs de diversos tamanhos inclusive. E é bem chato perder seu trabalho assim.

  6. Responder
    Katarina Holanda
    29 de janeiro de 2016 at 21:58

    Eu sempre usei blogger e sou super resistente em mudar, porque atende bem minhas necessidades. Sempre leio que o wordpress é MUITO melhor e blogger atrasado e me sentia mal por não ter mudado ainda. Gostei da forma que você listou as comparações. <3 E acho que pra mim o blogger ainda tá dando conta do recado, haha. Beeijo!

    1. Responder
      Bru Santos
      1 de fevereiro de 2016 at 21:46

      Éh Katarina, tem muita gente que coloca o Blogger lá em baixo, mas ele atende muito bem a muitas pessoas e depende muito do que a pessoa quer para o seu blog.
      O seu blog é super lindo e tem uma cara super profissional também. Então, se você não sente necessidade de mudar de plataforma, continue onde está que está fazendo um trabalho super lindo do mesmo jeito.

      1. Responder
        Katarina Holanda
        1 de fevereiro de 2016 at 21:56

        Ow, obrigada! Pois é, minha prioridade agora é algo barato e fácil de mexer e navegar, então o blogger tá dando conta. <3 Mas vou procurar saber melhor do wordpress pra pensar nisso mais pra frente. 🙂

        1. Responder
          Bru Santos
          1 de fevereiro de 2016 at 22:19

          <3

  7. Responder
    Fran Oliveira
    29 de janeiro de 2016 at 00:30

    Eu sempre usei o WordPress, ele é excelente, você só tem que ter cuidados quando atualizar plugin, que as vezes pode dar erro com outro plugin, já aconteceu comigo e é muito chato, mas de resto eu super indico. Acho que é bom testar os dois, vai que a pessoa curti mais a outra plataforma. Muito boa, as dicas!
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

    1. Responder
      Bru Santos
      1 de fevereiro de 2016 at 21:44

      Verdade Fran! Eu costumo salvar um backup toda vez que vou fazer alguma mudança ou alguma atualização, porque se acontecer algum problema eu não perco nada!