Administrar o tempo é algo muito difícil para inúmeras pessoas, porém é necessário, pois caso contrário, não conseguirá fazer com que o seu dia seja produtivo.

O post de hoje tem como finalidade dar dicas de como você pode administrar o seu tempo da melhor forma possível e com isso, poder ter uma produtividade que jamais teve.

 

» Veja Também: 6 Dicas de como economizar dinheiro

 

Dicas de como administrar melhor o seu tempo

 

Fazer a administração do tempo é possível desde que sejam aplicadas algumas técnicas e com isso, conseguirá fazer todas as atividades que entender necessárias para aquele dia.

Muitos entendem que a melhor forma de administrar o tempo é saber classificar quais são as atividades urgentes, importantes e circunstancial.

Seriam atividades urgentes, aquelas que tem um período curto de tempo para ser feito ou o prazo já se esgotou.

Já as atividades importantes são aquelas que possuem datas estipuladas, porém há ainda um período de tempo para realizar e as atividades circunstanciais são aquelas que não trazem quaisquer resultados e são aquelas consideradas desnecessárias.

 

1. Liste suas tarefas

Se quer administrar o seu tempo é preciso** listar todas as atividades que necessita fazer naquele dia ou durante a semana**.

Portanto, faça uma listagem de todas as atividades, justamente para que possa ter ciência de tudo que necessita fazer e com isso poder traçar uma melhor estratégia para executar as atividades que precisa.

Feito a listagem, comece a separar as atividades urgentes, as que devem ser desenvolvida em médio período de tempo.

Muitas pessoas preferem fazer listagem de atividades diária e se esta for a melhor opção para você, sempre ao final do dia, estabeleça as metas para o dia seguinte.

 

2. Tenha um planejamento

Fazer um planejamento é essencial para uma melhor administração do tempo.

Portanto, após a realização da listagem das atividades que devem ser cumpridas, estabeleça forma de executar.

Muitos preferem começar pelas mais complexas, já que pela manhã a mente está mais tranquila e leve.

De todo modo, planeje de acordo com suas conveniências.

Coisas para Fazer em Junho

3. Procure maneiras diferentes para realizar suas tarefas

O profissional tem que procurar formas diferentes para executar suas atividades que muitas das vezes podem ser rotineiras e com isso, pode trazer desmotivação, já que todos os dias age como se fosse um robô.

De todo modo, dependendo da área profissional, pode ser que não consiga executar a atividade de outra forma, mas sempre há uma forma de inovar na realização do trabalho.

 

4. Não utilize redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas

Sabemos que hoje em dia a utilização das redes sociais é um vício para muitas pessoas e pode trazer inúmeros problemas pessoas e profissionais e um deles é o desperdício de tempo, já que muitos pensam que entrarão rapidamente nas redes sociais ou no WhatsApp, por exemplo, e quando se dá conta, constata que permaneceu por mais de 30 (trinta) minutos somente visualizando ou respondendo mensagens.

Portanto, determine como hábito, visualizar as redes sociais ou mensagens instantâneas somente no horário do almoço ou em período de tempo determinado e cronometrado, pois caso contrário, permanecerá perdendo tempo em vão.

 

5. Alimentação saudável e tempo de lazer

Quando é falado em administração de tempo, não está sendo feita a relação somente com o trabalho, mas também com as horas de lazer, para poder curtir momentos de alegria e descontração com a família e amigos, assim como também, ter uma alimentação saudável.

Portanto, é preciso que a mente e o corpo descansem o suficiente para poder produzir mais e assim sendo, estabeleça dias para que possa curtir, sem ter que pensar em nada relacionado ao trabalho, seja fazendo uma viagem com a família, com amigos ou até mesmo sozinho.

É também importante ter tempo para uma alimentação saudável, pois com a correria do dia a dia, muitas são as pessoas que possuem o costume de se alimentar todos os dias na rua, às vezes, quando o tempo está escasso, acabam fazendo um pequeno lanche e é justamente aí, que reside o perigo.

Desta forma, seria ideal nos finais de semana tentar fazer alguma comida e congelar, justamente para que possa alimentar-se de forma saudável durante a semana, porém se isso não for possível, tente evitar comidas não salutares nos finais de semana.

 

» Veja Também: Como acabar com a papelada

 

6. Não estabeleça atividades para o dia todo

Se você acha que estará administrando bem o seu tempo, programando atividades a serem executadas desde o início do trabalho até o horário final do expediente. Está completamente enganado, pois imprevistos acontecem, assim como também algumas atividades podem acabar demorando mais na sua execução.

Portanto, é aconselhável somente programar 70% (setenta por cento) do seu tempo.

Com isso, caso aconteça alguma urgência e precise sair mais cedo do trabalho, não terá atividades pendentes para o dia seguinte.

Ao agir assim, estará administrando melhor o seu tempo.

 

7. Objetividade nas reuniões

Se você for uma pessoa que passa muito tempo em reuniões, tente ser o mais objetivo possível. Assim, não haverá perda de tempo com debates desnecessários ou até mesmo com conversas paralelas.

Demonstre concisão e objetividade, com isso, os demais membros poderão também ter a mesma atitude e com isso, a reunião terá o tempo necessário para a sua realização.

 

8. Saiba dizer NÃO

Pode até parecer que o saber dizer NÃO, inexiste qualquer relação com a administração melhor do tempo, não é verdade?

Porém, é preciso saber dizer NÃO, justamente pelo fato de você ter planejado toda uma agenda e se assumir aquela responsabilidade, simplesmente poderá trazer problemas no resultado final do seu planejamento.


Portanto, administrar melhor o tempo é algo que se consegue com o hábito e com utilização de técnicas, sendo primordial e inteligente saber lidar com os afazeres diários, sejam estes profissionais ou não.

Todos podem conseguir administrar o tempo, basta querer e ter força de vontade.

Como você faz a administração do eu tempo por aí?
Me conte nos comentários! ♥

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *