No nosso planner Que se Faça eu coloquei um exercício bem legal que é a Roda da Vida e algumas pessoas ficaram com dúvidas de como fazer e para quê ele serve. Então nesse post eu vou te explicar como funciona e quais os benefícios que você pode tirar desse exercício.

Às vezes temos alguma coisa em nossa vida nos travando e não sabemos muito bem o que é. Com a roda da vida você consegue fazer uma avaliação da sua vida separada por áreas e percebe quais são os pontos onde você precisa ajustar. A roda da vida é um ótimo exercício para o seu autoconhecimento.

Continua lendo o post para aprender como fazer.

» Veja Também: Como juntar dinheiro para os seus objetivos

Como Funciona a Roda da Vida?

A roda da vida se parece com um gráfico de pizza, ou seja, um círculo que é dividido em fatias e cada fatia representa uma área da sua vida.

A quantidade de áreas varia de acordo com a sua necessidade. Eu já vi rodas da vida divididas em 8, 10, 12 partes.

A roda da vida que está presente no nosso planner Que se Faça está dividida em 8 partes porque eu acredito que essa quantidade de áreas já dá para você conseguir um resultado muito bom.

Como Fazer a Roda da Vida

Com a correria que nossas vidas são no dia-a-dia, é muito comum nós deixarmos de dar atenção a alguma área. Porém, para que você se sinta realizado e feliz, é importante que você mantenha um equilíbrio em todas as áreas.

Ao colocar a áreas da sua vida em uma roda você consegue ter uma visão muito clara e organizada dos pontos que precisam de atenção.

Áreas da Roda da Vida

Você pode atribuir as áreas que achar importantes para a sua vida na sua roda da vida. Não tem nenhuma regra que você tem que seguir a risca.

A ideia é você escolher o que faz mais sentido para a sua vida para que você consiga monitorar por um período.

Eu separei aqui as áreas mais comuns para você ter de ideias, se estiver com dificuldades de definir as suas áreas.

• Saúde e disposição: diz respeito à sua saúde física, mental e emocional. Essa área também considera o seu nível de motivação e disposição.

• Desenvolvimento Intelectual: diz respeito à sua satisfação com relação aos seus aprendizados, o quanto você sabe e o quanto tem aprendido.

• Equilíbrio emocional: diz respeito ao equilíbrio das suas emoções durante o dia. Tem muitas oscilações de humor ao longo do dia? Como você lida com suas emoções (boas e ruins)? Consegue manter o controle e evita explodir?

• Realização e propósito profissional: diz respeito ao quanto você se sente realizado profissionalmente. Está feliz no seu emprego/profissão atual? Sua profissão atual está de acordo com os seus projetos de vida?

• Recursos financeiros: diz respeito às suas finanças. Os seus ganhos financeiros são compatíveis com o seu padrão de vida? Tem dívidas? Consegue investir?

• Contribuição social: diz respeito ao quanto a sua atuação profissional contribui para a sociedade. A sua vida profissional gera algum impacto positivo na vida de outras pessoas? Ou ainda, você faz algo para contribuir positivamente na vida de outras pessoas?

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

• Família: diz respeito à qualidade das suas relações com seus familiares.

• Relacionamento amoroso: diz respeito ao nível de satisfação com relação ao seu relacionamento amoroso. E também com relação a sua autoestima e o seu amor próprio.

• Vida social: diz respeito à sua satisfação com relação aos seus grupos de amigos. Quanto tempo passa com eles e como utiliza esse tempo.

• Criatividade, hobbies, diversão: diz respeito à qualidade do seu tempo de lazer e diversão. Está conseguindo descansar tempo suficiente? Tem tempo suficiente para fazer as coisas que você gosta?

• Plenitude e felicidade: diz respeito ao seu nível de autoconhecimento, felicidade e senso de propósito. Você sente que sua vida tem um propósito? Sua vida está sendo vivida com qualidade?

• Espiritualidade: diz respeito à sua satisfação espiritual. Não necessariamente está ligada a uma religião. Nessa área você avalia o que a espiritualidade significa para você e como ela está impactando na sua vida.

Você pode expandir essas áreas e analisar de uma forma mais detalhada, se desejar. Por exemplo, na área Saúde e disposição você pode querer monitorar atividade física, consultas médicas, níveis de estresse, alimentação, energia e disposição e etc.

Como Utilizar a Roda da Vida

1) Na roda da vida que está no seu planner você vai escrever no topo de cada fatia qual a área da sua vida que você vai acompanhar.

Obs: Se não quiser usar a roda da vida que está no planner basta você fazer um círculo bem grande em uma folha de papel e dividir esse círculo em 8, 10 ou 12 partes (como uma pizza) e escrever no topo de cada fatia a área que você deseja.

2) Agora reflita e dê uma nota de 0 a 10 para cada área. Pinte o espaço para ficar mais fácil de visualizar. Pense como esta a sua vida neste momento AGORA. Entenda bem, é para você avaliar o agora e não como você gostaria que estivesse.

Como Fazer a Roda da Vida

Você está feliz ou infeliz com está área? Sente que tem muita coisa para mudar? Ou está realizada? Analise com calma e seja sincera com você mesma.

Dê nota 0 caso a área esteja totalmente errada, com tudo fora de ordem e que você precisa mudar tudo que está fazendo. A cada 1 ponto você atribui conforme as coisas estão melhores, ou seja, tem pontos que já estão bons mas também tem pontos para mudar. E dê nota 10 para aquela área que você considera que não precisa mudar absolutamente nada porque já está perfeita como está.

Outra coisa importante a falar é que você precisa analisar como VOCÊ se sente com relação a cada área e não como deveria se sentir na opinião dos outros. Exemplo: Você está com sua alimentação e saúde ok e daria uma nota 10, mas para o resto da sociedade você poderia fazer um monte de coisas com relação a saúde e sua nota seria 3. Se você acha que está ok do jeito que está você vai dar a sua pontuação vai ser o seu 10.

3) Reflita sobre o resultado, identificando quais as áreas que receberam pontuações mais baixas.

4) Determine, no máximo, 2 áreas para serem seu foco e anote-as logo abaixo da sua roda da vida. Pode ser áreas ruins que você quer melhor e também pode ser uma área que já está boa e você deseja manter.

5) Detalhe o que você pode fazer para melhorar a área que precisa da sua atenção.

6) Repita esse exercício sempre que achar necessário (eu gosto de fazer a cada 3 ou 6 meses).

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida


Não deixe de fazer esse exercício. Mesmo que você não tenha ele no seu planner, faça em um papel a parte. Você verá como vai conseguir ter um controle maior das áreas da sua vida e conseguir viver uma vida com mais equilíbrio. 😉

Me conta nos comentários, você já fez a roda vida?

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

Como Fazer a Roda da Vida

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *