Hoje vamos falar sobre o planejamento diário! Já tem um post aqui no blog falando sobre o planejamento semanal e eu indico que você o leia também.

Sabe aquela sensação de viver apagando incêndios do dia-a-dia? O dia passa voando e parece que você não conseguiu dar conta das suas tarefas. Ao mesmo tempo fez um monte de coisas “urgentes” que apareceram, né?

Ter um planejamento diário vai te ajudar a melhorar esse quadro e fazer com que você consiga ter dias mais tranquilos, onde seus projetos andam em harmonia com as urgências que vão aparecendo.

» Veja Também: Como fazer um planejamento semanal

Por que Fazer um Planejamento Diário?

Primeiramente eu gostaria de te falar que fazer um planejamento diário não exclui a necessidade de fazer outros planejamentos de períodos maiores (semanal, mensal, trimestral, semestral, anual). E o contrário também é verdade. Se você faz um planejamento semanal, por exemplo, isso não exclui a necessidade de fazer o planejamento do seu dia.

Isso porque, quando você foca em planejar apenas 1(um) dia, um atrás do outro, sem fazer um planejamento de períodos maiores, você acaba vivendo para fazer apenas as tarefas urgentes. E, é aí que surge aquela sensação de que está vivendo apenas para apagar os incêndios que surgem.

E sabemos o quanto isso é ruim, não é mesmo? Nos gera muito estresse, ansiedade e tudo vai virando uma bola de neve.

 

Benefícios do planejamento diário

  • As chances de você perder um compromisso importante é praticamente reduzida a zero
  • Você vai ter mais segurança para falar “não” para coisas que não forem importantes no momento
  • Quando você se planeja não precisa gastar energia pensando o que é preciso fazer, com isso você vai se sentir mais animada
  • Sua produtividade vai aumentar muito, com isso você vai conseguir fazer suas tarefas importantes e menos tempo
  • Diminui a ansiedade e o estresse

 

Como Fazer Planejamento Diário

Fazer um planejamento diário não exclui a necessidade de fazer um planejamento para outros períodos.

Eu, por exemplo, faço planejamento anual, semestral, mensal, semanal e diário. Todos eles me ajudam a ter uma visão mais ampla dos meus planos, metas e projetos.

Também é importante lembrar que planejamento é um hábito que precisa ser implementado na vida, assim como “beber 2L de água por dia”.

 

O melhor horário

Você pode fazer o seu planejamento diário tanto no final do dia, antes de dormir, quanto no começo do dia.

Mas a minha sugestão é que você dê, pelo menos, uma olhada básica no seu sistema de organização nos dois horários. De manhã para ter uma visão do que precisa ser feito e no final do dia para verificar o que ficou pendente.

 

Defina as prioridades do dia

Todos os seus compromissos e tarefas que “tem que ser feita hoje” já são, automaticamente, suas prioridades. Então, é por elas você irá começar a trabalhar.

Se não tiver muitos compromissos para o dia, você pode definir quais serão as suas tarefas prioritárias, caso ainda não tenha definido isso no seu planejamento semanal.

 

Seja realista em relação ao tempo

O “segredo” de qualquer planejamento é você ser realista com relação ao tempo. Se você tem um dia que está cheio de compromissos, não adianta querer definir mais 5 outras tarefas como prioridade para o mesmo dia. Não vai funcionar!

No começo é bem difícil ter essa noção com relação ao tempo. E é normal nós acharmos que vamos gastar um determinado tempo para executar uma tarefa e, na prática, precisar de mais tempo. Isso acontece com todo mundo.

Por isso é importante não querer preencher todos os espaços “vazios” do seu tempo com tarefas e compromissos.

 

Defina um momento de descanso

Defina um momento do seu dia para descansar. Tomar uma banho mais demorado, assistir um vídeo nas redes sociais, um momento para ler um livro, passear com os pets, e por aí vai.

Esse momento é muito importante para você conseguir manter a sua mente em equilíbrio.

 

📍 Como eu Faço o Meu Planejamento Diário

Assim que eu começo o meu dia eu abro o meu calendário para ver quais são os compromissos do dia e o meu planner para ver se tem algo importante planejado para o dia.

Na minha agenda (uso o Google Calendar para isso) eu encontro algo como isso.

 

planejamento diário, planejamento diario, planejamento do dia, planejamento diario pdf, planejamento diário de atividades, planejamento diario com horario, planejamento diário com horário, planejamento diario imprimir, como planejar o dia, planejamento de rotina diaria, planejamento rotina diaria, planejar o dia, como planejar seu dia, planejamento do dia pdf, como planejar o dia a dia, como planejar o seu dia, como planejar o dia seguinte

Perceba que no meu calendário eu insiro, também, as tarefas que “tem que ser feita obrigatoriamente naquele dia“. Então, como a primeira coisa que eu olho é a agenda eu já consigo ter uma noção de como será o meu dia.

Na foto, tudo que está em amarelo são tarefas que precisam ser feitas naquele dia específico. Não são “compromissos”, mas elas possuem um prazo delimitado para serem feitas. Você pode perceber que lá em cima tem duas tarefas aparecendo e mais 5 que não aparecem.

Nesse dia específico só tenho um único compromisso que é a minha consulta com a psicóloga. A consulta é online, então não tenho que me deslocar para nenhum lugar. Mas coloquei meu horário de almoço bem antes, porque nesse dia eu não podia almoçar em outro horário.

Como eu tenho várias tarefas que precisam ser feitas nesse dia e elas são bem parecidas entre si, eu poderia ter bloqueado um tempo no calendário para fazer todas elas. Como no exemplo abaixo. Mas, isso só deve ser feito no próprio dia, pois antes você não conseguiria identificar essa necessidade de forma apropriada. Eu não tenho muito o hábito de colocar esse tipo de “bloco” no meu calendário porque, na prática, acabo só seguindo o fluxo de “fazer” as coisas mesmo. Mas é uma ideia que pode funcionar em alguns dias.

 

planejamento diário, planejamento diario, planejamento do dia, planejamento diario pdf, planejamento diário de atividades, planejamento diario com horario, planejamento diário com horário, planejamento diario imprimir, como planejar o dia, planejamento de rotina diaria, planejamento rotina diaria, planejar o dia, como planejar seu dia, planejamento do dia pdf, como planejar o dia a dia, como planejar o seu dia, como planejar o dia seguinte

 

Quando olho meu planner (uso o Que se Faça) eu encontro algo como isso:

planejamento diário, planejamento diario, planejamento do dia, planejamento diario pdf, planejamento diário de atividades, planejamento diario com horario, planejamento diário com horário, planejamento diario imprimir, como planejar o dia, planejamento de rotina diaria, planejamento rotina diaria, planejar o dia, como planejar seu dia, planejamento do dia pdf, como planejar o dia a dia, como planejar o seu dia, como planejar o dia seguinte

No planner, neste dia específico, só tem alguns apontamentos importantes para o dia. Como eu já sabia que o dia teria muitas demandas que tinham um prazo, não fiz maiores planejamentos.

 

📍 Meu planejamento diário na prática

Na prática, eu começo o meu dia trabalhando nas demandas que estão na agenda primeiro, afinal, tudo que precisa ser feito hoje e os compromissos são as prioridades do dia.

Nos intervalos das demandas que estão no calendário eu vou fazendo o que estava planejado no planner, se der tempo! Todo esse planejamento foi gerado quando fiz meu planejamento semanal, na sexta anterior. A cada dia, ao olhar para minha agenda, consigo ter uma visão do quê eu preciso fazer, onde preciso estar, que horas preciso sair, etc. O planejamento semanal já me dá essa noção e faz com que eu não planeje muitas coisas para um mesmo dia.

No exemplo acima, eu tinha um dia com poucos compromissos, mas muitas tarefas com prazos a serem cumpridos. Então, no planejamento no planner eu não havia colocado muitas coisas que eu gostaria de fazer nesse dia.

Se eu tenho um dia mais “livre” na agenda, sem tarefas com prazos e sem compromissos, meu planner acaba tendo mais coisas planejadas. E o contrário também é verdade, se eu tenho um dia com muitos compromissos na agenda o planner tem menos coisas planejadas.

No final do dia, eu sento por mais uns 10 minutos e confiro se ficou algo pendente que preciso realocar para outro dia e aproveito para dar uma conferida rápida na minha agenda e no planner do dia seguinte também.

 

Resumão para não esquecer

  1. O melhor horário para fazer o planejamento diário
  2. Defina as prioridades do dia
  3. Seja realista em relação ao tempo
  4. Defina um momento de descanso

 

Concluindo

Percebeu como fazer um planejamento semanal não exclui a necessidade de fazer um planejamento diário? Fazendo dessa forma, dificilmente eu perco o prazo ou atraso algo importante.

Pode parecer que é muito trabalhoso fazer um planejamento diário, mas não é. Em questão de 5 a 10 minutos, no começo dos meus dias, eu já consigo ter uma clareza enorme do que precisa ser feito e de como meu dia será. Isso já traz uma tranquilidade enorme. E mais 5 a 10 minutos no final do dia já consigo dar uma olhada geral no dia seguinte.

Vale falar também que eu alimento minha agenda e o planner com informações o tempo todo. Não preciso ficar esperando chegar o dia de fazer o planejamento para incluir alguma informação.

É uma construção diária! Um hábito!

Me conta, você faz planejamento diário? Como você faz?

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *