Como fazer um planejamento semanal? É sobre isso que vamos falar hoje! Você faz o planejamento da sua semana ou vai fazendo as coisas conforme elas vão aparecendo?

Quando sua semana acaba você se sente frustrada por não ter feito tudo que precisava fazer? Você consegue saber em que pé andam os seus projetos em busca dos seus objetivos?

Ter um planejamento semanal é essencial para nos ajudar a ter uma rotina mais tranquila e ainda conseguir definir prioridades em busca de alcançar nossos sonhos e objetivos.

Preparei um passo a passo para te ajudar a fazer o seu planejamento semana de uma forma eficiente e que vai te ajudar a ser mais produtiva ao mesmo tempo que garante uma rotina mais tranquila.

» Veja Também: Planner 2021 para Imprmir

Por que Fazer um Planejamento Semanal?

Sabe quando você termina uma semana com a sensação de que não fez tudo que precisava? Você termina sua semana exausta, fez várias coisas (cuidou da casa, dos filhos, fez milhares de tarefas), mas sente que não conseguiu sair do lugar. Parece que nada andou!

Todas nós temos uma quantidade de afazeres, tarefas e compromissos muito grandes ao longo dos nossos dias. Muitas vezes deixamos de fazer várias coisas seja porque não deu tempo de fazer, ou porque vários imprevistos apareceram ou ainda por esquecimento.

Se você não tem o hábito de fazer um planejamento semanal, a sua mente vai ficar muito sobrecarregada e as chances de você se perder no meio de tantas tarefas é bem grande. A sensação de viver apagando incêndio, geralmente, é muito comum.

Planejamento não é algo que você faz uma vez e pronto. Ou que você só faz quando sente que está “precisando”. Planejamento é um hábito que precisa ser incorporado na sua vida.

Quando você não faz seu planejamento, você se perde muito facilmente com distrações, interferências, imprevistos, demanda de terceiros. Quando você não define suas prioridades, é fácil se perder assistindo um vídeo que passou no seu feed ou fazendo aquela tarefa “urgente” que sua tia te pediu de última hora.

 

Benefícios do planejamento semanal

  • Melhora sua energia diária: quando você se planeja não precisa ficar gastando energia todos os dias pensando no que precisa ser feito
  • Aumenta sua produtividade: você vai passar a produzir mais e com mais qualidade
  • Minimiza a procrastinação: sabendo o que precisa ser feito as chances de você ficar enrolando diminui
  • Mais motivação: quando você define suas metas e seus objetivos (e começa a vê-los sendo realizados) você aumenta a sua motivação
  • Menos ansiedade: com um planejamento você consegue manter o controle de tudo que precisa ser feito e, com isso, consegue controlar melhor a ansiedade e o estresse

 

planejamento semana, planejamento semanal, planejamento semanal para imprimir, planejamento semanal pdf, planejamento semanal com horario, planejamento semanal excel, planejamento semanal imprimir, como fazer planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento semanal online, planejamento semanal pinterest, planejamento semanal, como fazer planejamento semanal, planejamento da semana, como fazer um planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento de rotina semanal, planejamento semana, planejamento semanal de atividades, como fazer um quadro de planejamento semanal, planejamento semanal como fazer

Como Fazer Planejamento Semanal

 

Então como eu faço esse planejamento semanal? Qual a melhor forma? Separei alguns passos que irão te ajudar a fazer um planejamento semanal eficaz.

1. Escolha um dia da semana

Escolha um dia da semana para fazer o seu planejamento. Pense em como é a sua rotina, qual o dia e horário que é mais tranquilo para você? Dê preferência para um horário que você não será interrompida por ninguém e que você esteja com a mente tranquila.

Você pode colocar um lembrete no seu celular, planner ou agenda para te lembrar que você precisa fazer o seu planejamento da semana seguinte.

Atualmente eu estou fazendo o meu planejamento semanal na sexta, no final do dia. Porque na sexta os meus compromissos da semana seguinte, provavelmente já estão definidos. Além disso, a minha cabeça ainda está com as informações “frescas”, o que facilita e agiliza na hora de fazer o planejamento da semana seguinte.

E, escolho o final do dia por ser um horário tranquilo na minha casa e que eu não conseguiria produzir coisas que demandem muita energia de mim. Geralmente reservo 1h para fazer esse planejamento, mas gasto menos de 50 minutos para fazer isso.

Muitas pessoas preferem fazer o planejamento semanal no final do domingo ou na segunda pela manhã. Não existe uma regra! A escolha do melhor dia precisa estar alinhada a SUA rotina. Escolha o seu melhor dia e repita esse compromisso toda semana no mesmo dia e horário.

 

2. Tenha ferramentas adequadas

Não é necessário ter muitas ferramentas para ter uma boa organização pessoal. Mas é muito importante que você tenha as ferramentas adequadas e funcionam para VOCÊ.

Uma dica que eu dou é que você use uma ferramenta para sua agenda (para compromissos com datas) e uma ferramenta para o seu planejamento (para tudo aquilo que não tem uma data específica para ser feito, mas que precisam ser feitos e possui uma prioridade).

Eu uso o Google Calendar para minha agenda de compromissos e o planner Que se Faça para fazer meus planejamentos. Os dois eu uso a visão semanal para conseguir ter mais clareza do que preciso fazer e como está o meu tempo durante a semana.

Por que separar os compromissos e os planejamentos em ferramentas diferentes? Não é uma regra, mas eu prefiro separar porque:

  • Fica muito mais claro onde cada informação está
  • Você não perde compromissos importantes por estar com sua agenda poluída de informações
  • Quando você se planeja bloqueando um determinando horário na sua agenda para uma determinada tarefa (que não precisa ser feito naquele horário específico). se não der tempo de fazer ou você não estiver com energia suficiente naquele horário, você vai acabar se sentindo frustrada por não fazer o que determinou

planejamento semana, planejamento semanal, planejamento semanal para imprimir, planejamento semanal pdf, planejamento semanal com horario, planejamento semanal excel, planejamento semanal imprimir, como fazer planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento semanal online, planejamento semanal pinterest, planejamento semanal, como fazer planejamento semanal, planejamento da semana, como fazer um planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento de rotina semanal, planejamento semana, planejamento semanal de atividades, como fazer um quadro de planejamento semanal, planejamento semanal como fazer

 

3. Compromissos

O primeiro passo para fazer seu planejamento semanal é garantir que todos os seus compromissos estão na sua agenda no lugar certo.

Comece com os compromissos que não podem ser retirados da sua rotina, por exemplo o horário que você tem alguma aula na faculdade, horário de algum curso, buscar o filho na escola e etc. Insira também os horários de reuniões, consultas médicas, dia de prova e etc.

Tudo que possui uma data e/ou horário específico para acontecer deve entrar na sua agenda nesse momento.

Se tiver algum compromisso que ainda não esta na sua agenda, insira.

Se você compartilha alguma agenda com outra(s) pessoa(s), esse também é o momento de você verificar se possui algum compromisso ou alguma informação na agenda dessas pessoas que irá impactar os seus horários.

Definir os compromissos primeiro é importante, pois você irá bloquear os seus horários na sua agenda com antecedência e não vai correr o risco de marcar mais de um compromisso no mesmo horário. Todos os seus compromissos serão prioridades no seu planejamento.

 

4. Planeje os deslocamentos e tempos de preparação

Planeje o tempo necessário para você precisa para se preparar para cada compromisso. Além do tempo necessário para se deslocar para cada compromisso que necessite de deslocamento.

Por exemplo: você terá uma reunião online, não terá deslocamento, mas precisa tomar um banho, arrumar o cabelo e fazer uma make básica? Então insira esse tempo de preparação no seu compromisso. Se você tem uma consulta em outra cidade e vai demorar 30 minutos para chegar ao local, é importante ter isso na sua agenda para você não marque outros compromissos muito próximos e te gere um atraso.

Fazendo isso você consegue ter uma clareza do tempo real que você dispõe na semana para fazer outras tarefas.

 

5. Demandas dos compromissos

Aproveite para verificar se você tem alguma tarefa que precisa ser feita com antecedência para algum compromisso específico.

Exemplo: você tem uma consulta médica na quinta, mas precisa buscar ou imprimir os exames com antecedência para levar no dia da consulta. Ou ainda, precisa preparar algum documento para uma reunião que vai acontecer na quarta. E por aí vai.

 

6. Defina metas e objetivos

Nem só de compromissos (com data e horário definidos) nossa vida é feita, não é mesmo? Nós temos uma lista enorme de outras tarefas que precisam ser feitas diariamente.

Tarefas pessoais, de trabalho, de projetos específicos, de cuidados da casa e por aí vai… a lista é enorme. Como podemos fazer um planejamento para cada uma dessas tarefas?

Primeiro é necessário que você defina as suas metas e objetivos. Pois, é com base neles que você vai conseguir definir o que precisa ser feito.

Quais são os seus desejos? Seus sonhos? Onde quer chegar? Quais os objetivos que você tem para sua vida pessoal, para sua família, para sua casa, para sua carreira?

Ter seus objetivos bem claros é muito importante, porque só assim você irá conseguir definir metas à alcançar. E, toda semana, você pode incluir uma mini meta no seu planejamento para te impulsionar a conquistar seus objetivos.

 

7. Defina prioridades

Uma vez que seus objetivos e metas estão definidos, você vai definir as prioridades da semana no seu planejamento semanal.

Começamos com os compromissos, pois ele já são uma prioridade, uma vez que precisam ser feitos em um dia e horário específico.

As demais tarefas que temos que fazer, mas que não precisam ser feitas em um horário pré-determinado não irão entrar na sua agenda e sim na ferramenta que você escolheu para fazer seu planejamento.

Essas tarefas precisam receber um nível de prioridade. Assim, no momento de fazer o seu planejamento semanal você irá incluir as tarefas mais importantes primeiro.

Voltando ao exemplo anterior: você precisa preparar um documento para uma reunião que vai acontecer na quarta. Você planejar de fazer esse documento na segunda, por exemplo, com uma prioridade alta.

 

8. Tarefas de rotina

Devo colocar minhas tarefas de rotina e hábitos no meu planejamento? Tarefas como almoçar, escovar os dentes, jantar, arrumar a cama, ir à academia, entre outras. Essas são tarefas que fazemos com frequência e que tomam um bom tempo do nosso dia.

É muito comum querer colocar tudo isso no planejamento semanal ou na agenda. Mas, isso pode se tornar um problema com o tempo.

No começo, se você não tem noção de quanto do seu tempo é gasto com essas tarefas, pode ser interessante colocar todas essas tarefas no seu planejamento semanal para te dar mais clareza, sim.

Mas, com o tempo, essas tarefas se tornam hábitos que você faz naturalmente. E, colocá-las no seu planejamento pode acabar poluindo e deixando informações importantes passarem despercebidas.

Se você quiser manter um controle dessas tarefas de rotina você criar um lembrete recorrente em alguma ferramenta digital ou usar um rastreador de hábitos no papel, para que elas não atrapalhem suas tarefas prioritárias.

 

9. Seja realista em relação ao tempo

Para o seu planejamento semanal ser eficaz é muito importante que você seja realista com relação ao seu tempo. De nada adianta fazer um planejamento da semana ocupando 100% do seu tempo com tarefas e compromissos.

Você vai continuar chegando no final da semana se sentindo extremamente exausta e frustrada por não conseguir dar conta de tudo. Entenda que ninguém consegue dar conta de tudo o tempo todo.

Aprenda a dizer não para tudo aquilo que não estiver de acordo com os seus objetivos. Delegue o que for possível para outras pessoas. Faça um planejamento que garanta que você terá tempo disponível todos os dias para os possíveis imprevistos e demandas que surgirem de última hora.

Uma boa medida é deixar apenas de 50 a 60% do seu tempo total planejado. Dessa forma, vai sobrar tempo para você lidar com os imprevistos ou finalizar algo que não deu tempo para concluir antes.

 

10. Garanta seu momento de lazer e descanso

São tantos afazeres, compromissos e responsabilidades que muitas vezes nos esquecemos do nosso lazer e descanso.

Planeje momentos para relaxar, assistir um filme, ter um jantar especial com seu parceiro(a), tomar um banho demorado, passar um tempo com os filhos.

São esses os momentos que irão repor suas energias e vai te ajudar a levar uma vida bem mais leve.

 

Resumão para não esquecer:

planejamento semana, planejamento semanal, planejamento semanal para imprimir, planejamento semanal pdf, planejamento semanal com horario, planejamento semanal excel, planejamento semanal imprimir, como fazer planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento semanal online, planejamento semanal pinterest, planejamento semanal, como fazer planejamento semanal, planejamento da semana, como fazer um planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento de rotina semanal, planejamento semana, planejamento semanal de atividades, como fazer um quadro de planejamento semanal, planejamento semanal como fazer

 

  1. Escolha um dia da semana para fazer o planejamento;
  2. Tenha ferramentas adequadas;
  3. Anote os compromissos já marcados;
  4. Planeje os deslocamentos e tempos de preparação para cada compromisso;
  5. Verifique quais as demandas dos compromissos;
  6. Defina metas e objetivos;
  7. Defina prioridades;
  8. Tenha controle das tarefas de rotina;
  9. Seja realista em relação ao tempo;
  10. Garanta seu momento de lazer e descanso.

 

Concluindo

 

Com o passar do tempo você vai se conhecendo melhor e vendo o que funciona melhor para você e para sua rotina. No começo você pode se sentir um pouco perdida para fazer o seu planejamento semanal, mas se você começar organizando seus compromissos na sua agenda já será um grande passo dado.

A ideia de ter um planejamento semanal não é tornar a sua vida engessada e inalterável. Você pode mudar e realocar o que for preciso de acordo com as necessidades. Ter um planejamento é para você ter um guia para seguir ao longo dos seus dias e não se sentir perdida sem saber o que precisa fazer primeiro.

Ninguém nasce organizado, as pessoas aprendem a se organizar e fazem com que isso vire um hábito. Eu tô aqui para te ajudar no que você precisar.

 

Me conta, qual o sentimento você tem quando sua semana termina? É de felicidade e tranquilidade ou de frustração, ansiedade e tristeza?

planejamento semana, planejamento semanal, planejamento semanal para imprimir, planejamento semanal pdf, planejamento semanal com horario, planejamento semanal excel, planejamento semanal imprimir, como fazer planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento semanal online, planejamento semanal pinterest, planejamento semanal, como fazer planejamento semanal, planejamento da semana, como fazer um planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento de rotina semanal, planejamento semana, planejamento semanal de atividades, como fazer um quadro de planejamento semanal, planejamento semanal como fazer

planejamento semana, planejamento semanal, planejamento semanal para imprimir, planejamento semanal pdf, planejamento semanal com horario, planejamento semanal excel, planejamento semanal imprimir, como fazer planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento semanal online, planejamento semanal pinterest, planejamento semanal, como fazer planejamento semanal, planejamento da semana, como fazer um planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento de rotina semanal, planejamento semana, planejamento semanal de atividades, como fazer um quadro de planejamento semanal, planejamento semanal como fazer

planejamento semana, planejamento semanal, planejamento semanal para imprimir, planejamento semanal pdf, planejamento semanal com horario, planejamento semanal excel, planejamento semanal imprimir, como fazer planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento semanal online, planejamento semanal pinterest, planejamento semanal, como fazer planejamento semanal, planejamento da semana, como fazer um planejamento semanal, planejamento semanal pronto, planejamento de rotina semanal, planejamento semana, planejamento semanal de atividades, como fazer um quadro de planejamento semanal, planejamento semanal como fazer

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *