Uma das dúvidas que mais recebo no meu e-mail é sobre como imprimir o Planner 2019 aqui do blog. Se você quer imprimir em casa o seu planner e esta um pouco perdido sobre como fazer isso, esse post vai te ajudar.

Vou te mostrar duas formas de você imprimir o seu planner, veja qual delas é melhor pra você de acordo com o tipo de encadernação que você vai fazer.

Antes de tudo quero te dizer que cada impressora possui uma configuração de propriedades diferente. Sugiro que você conheça a sua impressora, leia o manual dela se for preciso e faça um teste antes para saber como você vai virar as folhas para imprimir frente e verso. Essas instruções de impressão são para as configurações de impressão pelo Adobe Reader.

Preparando o Papel

Depois de escolher o tipo de encadernação que você vai fazer no seu planner, você vai escolher o papel que você vai usar para imprimir seu planner.

Veja também: Como Montar seu Planner

O papel mais comum que é usado para impressão do planner é o papel offset ou sulfite, que você pode encontrar facilmente nas papelarias. Mas, existes diversos outros tipos de papéis que você também pode usar como o papel reciclado, papel pólen gold, papel color plus e diversos outros. Use aquele que você se adaptar melhor ou que conseguir encontrar com facilidade.

Quanto a gramatura do papel, ou seja, se o papel é aquele mais grossinho ou aquele mais fino, sabe? Sugiro que você use um papel com gramatura de 90g/m² ou mais, principalmente se for usar canetas mais porosas. Se você pretende só usar caneta esferográfica comum e não for colar muitas coisas nas folhas, a gramatura de 75g/m² já é suficiente.

A desvantagem da gramatura de 75g/m², em alguns tipos de papéis, é que quando você imprimir frente e verso pode ser que ainda consiga ver um pouco de sombra da impressão do verso do papel.

Depois de escolher o papel e o tipo de encadernação, siga uma das opções para fazer a sua impressão:

  • Para encadernação com espiral ou wire-o: use a opção 1 ou opção 2
  • Para furação para colocar em fichários: use a opção 1 ou opção 2
  • Para encadernação do tipo brochura: use a opção 2

Tem um post bem completo aqui no blog que explica sobre os tipos de montagens do planner que você pode fazer.

Como Imprimir seu Planner 2019

O Que se Faça foi feito no tamanho A5 (14,85cm x 21cm). Você pode imprimir ele tanto em uma folha já cortada no tamanho A5, quanto em uma folha no tamanho A4 (21cm x 29,7cm) e deixar para cortar depois de impresso. Também é possível fazer a impressão no tamanho A4 para que você dobre elas ao meio e faça uma costura, sem precisar de corte. Como se fosse um caderninho brochura. Veja as opções de impressão.

Opção 1: Imprimindo direto no papel no tamanho A5

Se você tem suas folhas no tamanho A4 e já quer imprimir o planner nas folhas já cortadas no tamanho A5, você pode:

  • Cortar as folhas você mesmo (para cortar o A4 em A5, eu pego uma folha para base, dobro ao meio e vou cortando aos poucos as folhas que preciso, alinhando tudo bem certinho depois corto com uma regra e estilete).
  • Levar todas as folhas em uma gráfica que faça esse corte para para você. Eles tem equipamentos próprios que conseguem cortar mais 300 folhas de uma vez só.
  • Já comprar a folha no tamanho A5. Alguns fornecedores de papel vendem algumas folhas nesse formato já se você quiser, mas é mais difícil de achar.

Com suas folhas já cortadas e no tamanho de A5, ou seja, 14,85cm x 21,0cm.

  1. Coloque a folha na impressora de pé no formato retrato.
  2. Ao abrir o arquivo com o programa Adobe Reader, vá no menu “Arquivo” e em seguida em “Imprimir”.
  3. Uma janela será aberta. Nessa janela, você irá escolher a sua impressora e irá em “propriedades” para configurar sua impressora para imprimir o planner. Essas propriedades cada impressora aparece com uma carinha diferente. Por isso, indico que você olhe a sua impressora como funciona e configure a qualidade da impressão para alta, tamanho da página para o tamanho A5 (14,85cm x 21cm), orientação vertical e o tipo de papel que você estiver imprimindo.
  4. Em seguida, você irá clicar e marcar a opção “Páginas”. Nela você irá escolher quais páginas deseja imprimir. Em seguida você irá clicar para aparecer mais opções.
  5. Quando você clicar em “Mais Opções”, abrirá mais algumas coisas para você escolher. Marque a opção “Somente páginas ímpares”. Deixe a opção “Tamanho real” marcada. Verifique se o tamanho da página está correto. Deve ser algo bem próximo de 148,5 x 210,0mm. Pronto é só clicar em imprimir e esperar imprimir as páginas ímpares.
  6. Em seguida pegue os papeis do jeito que ele saiu da impressora e verifique como você deve colocá-los na impressora de volta para imprimir o verso do lado e posição corretas (cada impressora é de uma forma, por isso aprenda a usar sua impressora e faça testes antes, ok?). Repita todo o processo que descrevi nas etapas 3 e 4 acima. Na etapa 5, marque agora a opção “Somente páginas pares”. As demais configurações devem ser iguais as que você fez no procedimento anterior para imprimir as páginas ímpares. Se está tudo Ok, é só clicar novamente em imprimir e aguardar a impressão.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor!

Opção 2: Imprimindo em papel tamanho A4

Se você tem suas folhas no tamanho A4, quer imprimir seu planner e cortar somente depois que tudo já estiver impresso ou então montar seu planner como um caderno brochura. Siga os passos:

  1. Coloque a folha no tamanho A4 na impressora de pé no formato retrato.
  2. Ao abrir o arquivo com o programa Adobe Reader, vá no menu “Arquivo” e em seguida em “Imprimir”.
  3. Uma janela será aberta. Nessa janela, você irá escolher a sua impressora e irá em “propriedades” para configurar sua impressora para imprimir o planner. Essas propriedades cada impressora aparece com uma carinha diferente. Por isso, indico que você olhe a sua impressora como funciona e configure a qualidade da impressão para alta, tamanho da página para o tamanho A4 (21,0cm x 29,7cm), orientação vertical e o tipo de papel que você estiver imprimindo.
  4. Em seguida, você irá clicar e marcar a opção “Páginas”. Nela você irá escolher qual o intervalo de páginas você deseja imprimir.
  5. Em “Dimensionamento de página e manuseio” marque a opção “Livreto”.
  6. Em “Subconjunto do livreto” marque “frente e verso”.
  7. Em “Encadernação” deixe a opção “esquerdo” marcado. E clique em Imprimir.
  8. No meio da impressão, aparecerá um aviso para você vire as páginas. Siga as orientações mostradas na tela e continue a impressão.
  9. Sua impressora irá fazer a impressão das páginas na ordem necessária para que, ao dobrar todas as folhas ao meio, forme um livrinho com as páginas na ordem correta.
  10. Uma vez esse “livrinho” impresso você pode optar por fazer o corte das folhas ao meio. Ou simplesmente dobrá-las e fazer uma costura simples do tipo brochura.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor!

Espero que essas dicas e instruções possam te ajudar na hora de imprimir o seu Planner 2019. Tem mais alguma dúvida? Coloca aqui nos comentários que eu te respondo!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários em “Como imprimir o Planner 2019

  1. Adorei as disposições de cada item, principalmente, as semanais e o planejamento financeiro. Gostaria de contribuir com uma dica é porque achei que me atende melhor imprimir na folha tamanho A4, porém as divisórias já estão configuradas no tamanho A5 então não pôde fazer meu plano de utilizando-as. Quero agradecer pela sua atenção e carinho de disponibilizar esse material incrível para montarmos o nosso planner.

  2. Seu planner é LINDOOO e eu estou com o sentimento de gratidão e felicidade por saber que existe alguém que se disponibiliza pra fazer algo com tanto carinho, ajudando o próximo.Deus abençoe vc Bru!

  3. Obrigada pelo Planner e pelas dicas!
    Meu refil para fichário tem as folhas exatamente no tamanho A5. Apenas retirei as folhas do fichário e coloquei na impressora. Imprimi as ímpares e depois as pares. Ficou lindooooo!