Juntar dinheiro para os seus objetivos não é uma tarefa impossível de se realizar. É preciso ter foco e disciplina.

Todo mundo possui sonhos e objetivos que querem atingir. Muitos deles dependem de certa quantia em dinheiro que não dispõem, necessitando de planejamento e disciplina para alcançá-los.

Separei algumas dicas de como juntar dinheiro e poder atingir aquela meta idealizada.

 

» Veja Também: Não entende nada sobre investimentos e está querendo começar? Conheça esse curso que vai te ajudar!

 

Como Juntar Dinheiro para os Seus Objetivos

No ano passado, em meio a obras, muitas contas e uma mudança de casa, eu e meu marido nos comprometemos a juntar dinheiro para fazer os móveis da cozinha da nossa casa, que tinha acabado de ficar pronta.

Minha casa tem uma cozinha em um formato diferente e eu não conseguiria encontrar nenhum móvel de cozinha que se encaixasse nela perfeitamente, que não fosse planejado. Só esse fato já nos custou belos dinheiros.

Foi preciso muito foco e disciplina para conseguirmos juntar todo dinheiro que precisávamos. Mas conseguimos e, por isso, resolvi trazer essas dicas que me ajudaram muito.

Escolha um objetivo de cada vez

As pessoas não possuem um único sonho na vida. São várias coisas que queremos ao mesmo tempo. Porém, para conseguirmos atingir todas as metas que sonhamos é preciso ter foco.

Além da minha cozinha eu precisava comprar TV, sofá, e mais um tantão de coisas que uma casa nova necessita. Mas definimos o foco da vez e aceitamos que ficaríamos alguns meses sem uma TV, por exemplo.

Assim, escolher uma única meta por vez é a maneira mais rápida de conseguir juntar dinheiro para seus objetivos.

Planeje as suas contas

Ter controle sobre o seu dinheiro é primordial se você deseja conquistar qualquer objetivo que engloba grana.

Você precisa saber todas as receitas e despesas para facilitar no momento de juntar dinheiro para realizar o seu sonho.

Mantenha uma planilha mensal dos seus gastos e ganhos. Aqui no blog temos duas planilhas que você pode baixar e usar para fazer esse controle. Não tem desculpa!

Repense seus gastos

Corte gastos desnecessários, mantendo o que for estritamente necessário como, por exemplo, financiamento do veículo, aluguel, mensalidade escolar, condomínio, luz, etc.

Repense todos os seus gastos. Realmente é necessário manter um plano de celular caro para ter acesso a um pacote de dados ilimitado e acesso a redes sociais? Talvez não seja tão necessário assim. Repense de acordo com as suas necessidades.

Corte todos os gastos supérfluos e que não são tão indispensáveis assim, em nome do seu objetivo maior.

Aprenda a investir seu dinheiro

Todo mundo quer fazer seu dinheiro render, mas não sabe como ou, o que é pior, acaba fazendo investimentos ruins, de retorno longo e baixos.

Converse com o gerente de seu banco, com o amigo que conhece bem de finanças, com pessoas que já tenham feito investimentos. Faça cursos se for necessário. Hoje em dia existem diversos cursos online muito bons sobre o assunto.

O curso Investidor de Valor da Minutos de Valor é ótimo para quem não entende nada de investimentos e quer começar. Vale a pena conferir.

 

» Veja Também: Baixe agora a sua planilha de controle de gastos!

 

Poupe dinheiro

Essa dica pode parecer bem óbvia, mas muitas pessoas têm dificuldade em poupar dinheiro. Procure comprometer o mínimo de sua renda mensal, deixando sempre uma margem livre para poupar e investir.

Evite financiamentos longos

Se for estritamente necessário realizar um gasto extra, procure pagar à vista. Não sendo possível, opte pelo financiamento mais curto possível. Sempre que for possível efetuar parcelamentos sem juros, opte por essa opção.

Planeje seu objetivo

Não pense no valor total que necessita para atingir sua meta. Se você precisar juntar muito dinheiro vai acabar se desanimando e desistindo. Trace seu objetivo e defina pequenas metas para serem cumpridas.

Traçado seu objetivo, comece a juntar dinheiro pensando em onde pode enxugar o orçamento, que trabalho extra pode realizar de forma a aumentar sua renda, em quanto tempo você consegue atingir o valor poupando uma determina quantia mensal etc.

Faça listas de compras

Antes de realizar a compra de mantimentos, produtos de limpeza e higiene faça listas do que você está realmente precisando.

Supermercados e sacolões podem ser ralo de dinheiro se você não for com um foco definido. Ao fazer suas compras, leve sempre uma lista do que é necessário e a quantidade.

Dica: Aqui no blog tem uma lista de compras bem linda que você pode baixar e imprimir para usar.

Não fique tentado em adquirir nada fora de suas necessidades e que não constam na lista. Para isso, tenha disciplina. Observe quanto realmente consome de determinado produto para evitar desperdícios.

Opções de lazer gratuitos

O barzinho ou o restaurante de todo fim de semana pode ser corrosivo à sua meta de juntar dinheiro para seus objetivos. Opte por atividades gratuitas ou de baixo custo na hora do lazer. Deixe os gastos mais altos com atividades de lazer para datas especiais.

Pesquise preços

Seja o que for que precise comprar, pesquise preços. Pesquise locais de venda, custo de entrega ou retirada do objeto que for adquirir.

A internet é uma grande facilitadora neste aspecto, e você poderá rapidamente comparar preços de lojas virtuais ou obter o telefone de loja física para um contato rápido.

Tente um aumento de salário

Muito profissionais no Brasil ganham menos do que merecem por terem medo ou vergonha de pedir uma reunião com o chefe e ver a possibilidade de um aumento salarial.

Claro que você precisa ter argumentos sólidos para tanto, pois ouvirá sempre que a empresa está com orçamento restrito por causa da crise, que gostaria de poder pagar mais e etc.

São sempre as mesmas desculpas que se ouve dos empregadores para adquirir bons funcionários a baixo custo. Porém, se você conhece seu potencial e realmente acha que seu trabalho vale mais, uma conversa franca pode garantir um aumento que te ajudará a juntar dinheiro para atingir sua meta.

Procure novas oportunidades de emprego

Se você está empregado já é um ótimo motivo para levantar as mãos aos céus e agradecer. Não saia pedindo demissão assim, antes de encontrar um novo trabalho e mais rentável.

Mas, esteja sempre atento às oportunidades do mercado de trabalho, mantenha seu currículo sempre atualizado, e tente trocar de emprego no caso de o atual não ser suficiente financeiramente aos seus objetivos.

Invista em conhecimento para subir na carreira

Às vezes, para atingir uma meta financeira é preciso, primeiro, gastar e somente depois poupar. Fique de olho no mercado de trabalho e sua demanda.

Percebendo que as melhores oportunidades em termos de salário estão associadas a habilidades que você ainda não possui, vale a pena investir neste conhecimento para dar um salto e, então, juntar dinheiro para atingir seu verdadeiro objetivo.

Não se trata de retroceder, mas de investir no seu potencial.

Não tenha vergonha de pedir desconto

Ao realizar uma compra, peça desconto.
Não tenha medo ou vergonha. Tenha em mente que muitos comerciantes costumam colocar um valor agregado ao real preço que pretendem vender seus produtos, já sabendo que muitos irão pedir desconto.

Assim, se você não pedir, ele terá um lucro maior do que planejou. Caso peça, ele terá o lucro que pretendia. Enquanto que para o comerciante será apenas uma questão de ter mais ou menos lucro, mas ainda assim lucrando bem, para você será questão de poupar ou não uma quantia.

Concluindo

Juntar dinheiro para uma meta não é uma coisa muito fácil de se fazer, mas com muito foco e determinação é super possível.

Procure sempre se manter organizado e ciente de todas as suas finanças. Isso vai te deixar muito mais tranquilo na hora de realizar aquele sonho.

Aqui em casa conseguimos, depois de alguns meses poupando, juntar todo o dinheiro que precisávamos para fazer os móveis da nossa cozinha. Agora estamos poupando para os móveis de outros cômodos da casa.

Mas, você pode fazer isso para aquela viagem dos sonhos, para a festa de casamento ou até mesmo para comprar seu primeiro carro ou apartamento.

O importante é ter determinação e não desanimar.

 

» Veja Também: Aprenda a investir seu dinheiro!

 


O que você achou das dicas? Já está fazendo alguma delas?
Me conta nos comentários! ♥

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *