Você sabe como lidar com os imprevistos? Sempre que pergunto quais as principais dificuldades vocês têm na hora de se organizar várias pessoas relatam que até conseguem fazer um planejamento, mas são engolidas pelos imprevistos que acontecem.

E é aí que tudo vira uma bagunça e você não consegue dar conta das suas tarefas e demandas, não é mesmo? Pensando nisso resolvi fazer esse post com algumas dicas de como você pode lidar com os imprevistos. Espero que possa te ajudar a ter uma vida mais tranquila e organizada.

 

O que são imprevistos?

Antes de falar sobre como você pode se preparar para lidar com os imprevistos, você precisa entender o que são imprevistos.

Imprevisto é tudo aquilo que acontece de forma não planejada e altera o seu dia. Alguns exemplos: reunião inesperada, demanda de última hora, filho ficou doente, visita que chega de última hora, uma pessoa que te pára pra conversar, acidentes, uma ligação inesperada, quando um eletrodoméstico quebra e te atrapalha na rotina, e etc.

» Veja Também: Como fazer um planejamento mensal

Como Lidar com Imprevistos

Percebeu que os imprevistos acontecem o tempo todo? E, mesmo eles acontecendo o tempo todo, nós não podemos prever quando eles irão acontecer e como irão impactar em nosso planejamento.

Mas, uma coisa nós sabemos: os imprevistos SEMPRE acontecem! Praticamente todos os dias temos imprevistos em nossos dias. Desde imprevistos “pequenos” a imprevistos maiores. Mas eles sempre irão acontecer. E, sabendo que eles irão acontecer, podemos nos planejar para tais imprevistos.

Ao fazer seu planejamento, seja ele mensal, semanal, diário ou o planejamento de algum projeto em específico, estime um prazo maior para a conclusão das suas tarefas.

Por exemplo, suponhamos que você precisa entregar um trabalho da faculdade e você sabe que vai levar 2 dias para fazê-lo. Ao colocar isso no seu planejamento, estipule 4 ou 5 dias para esse trabalho. Dessa forma você já está prevendo que algum imprevisto poderá acontecer – como ficar sem internet, seu computador dar problema, você passar mal, etc. Caso algum problema realmente aconteça, o seu prazo para fazer seu trabalho não terá problemas. E se nenhum imprevisto acontecer, você terá terminado antes do prazo.

Procure não planejar 100% do seu tempo disponível no seu planejamento. E sempre estime um prazo maior para concluir algumas tarefas.

 

Controle o impulso

Sempre que um imprevisto acontece, muitas vezes agimos por impulso e queremos resolver logo o problema. Mas, antes de agir é necessário parar e refletir sobre aquele imprevisto que acaba de acontecer.

Talvez seja possível você agir em outro momento para resolver o problema que surgiu ou até mesmo delegar esse imprevisto para outra pessoa mais apropriada. Manter a calma e refletir sobre o que pode ser feito é a melhor opção nesse primeiro momento.

 

Você não é uma máquina

Você não é uma máquina e muito menos perfeita. E é exatamente isso que nos torna seres tão especiais no mundo. Se você não é perfeita, seu planejamento também não será!

Seu planejamento serve para te ajudar a ter um guia no seu dia a dia e não para engessar a sua vida. Ninguém consegue ter tudo 100% planejado, cronometrado e funcionando perfeitamente.

Pegue leve com você mesma!

 

Antecipe alguns problemas

Você pode se antecipar apara lidar com alguns tipos de problemas, caso eles aconteçam.

O que você pode fazer caso chegue uma visita inesperada na sua casa em um momento que você está muito ocupada? O que você pode fazer quando uma pessoa começa a conversar com você no trabalho em um momento inadequado?

Se alguns imprevistos acontecem com mais frequência, você pode já se precaver e pensar em possíveis soluções antes mesmo do imprevisto acontecer. E, caso ele aconteça, você já saberá como pode agir no momento.

 

Concluindo

Saber lidar com imprevistos é uma parte do seu planejamento. É preciso que você tenha bom senso na hora de estipular prazos e agir nos momentos que os imprevistos acontecem.

Se você não se planejar de forma eficiente o seu dia-a-dia vai ser sempre estressante e apagando os incêndios que surgem.

Me conta aqui nos comentários, como você lida com os imprevistos?

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *