Blogosfera

Dicas para Melhorar seu Blog – Parte 1

Dicas para melhorar seu blog, melhorar seu blog, melhorar meu blog, melhorar o blog, melhorar o seu blog, dicas para blog, dicas para blogueiros

Dicas para melhorar seu blog, melhorar seu blog, melhorar meu blog, melhorar o blog, melhorar o seu blog, dicas para blog, dicas para blogueiros

Dicas para Melhorar seu Blog

Um dos assuntos que eu adoro falar aqui no blog é sobre dicas para blog. Já trouxe algumas dicas do que fazer no início do blog e dicas de como você não deve divulgar o seu blog que foram sucesso total entre os leitores. Como esse é um assunto que sempre tem muitas dúvidas, resolvi trazer hoje mais algumas dicas para você melhorar seu blog.

Para o post não ficar muito longo, resolvi dividir ele em dois. O primeiro é esse que você está lendo e o segundo esta aqui, é só clicar! Vamos lá!

Personalize seu layout

Esse é um assunto já tão falado por aí que eu pensei muito se colocava ou não ele na lista. Mas acabei escolhendo falar disso sim, porque é um assunto importante e ainda vejo muitas pessoas com dúvidas.

Ter um layout personalizado mostra para seus leitores que você tem um cuidado todo especial com o seu cantinho. Além de o ajudar a identificar, logo que entra no blog, o assunto que você fala e um pouco sobre a sua personalidade. Na minha opinião, essa é uma das mudanças mais importantes para você melhorar seu blog.

Ter um layout personalizado não significa que você precisa gastar rios de dinheiro com isso. Se você tiver uma grana alta para fazer um super layout com aquele ilustrador que você ama: ótimo, se joga miga! Se você não tem tanta grana assim, mas quer investir no seu blog do mesmo jeito e ter um lay mais simples e lindo (como o desse bloguito lindo que você está lendo), saiba que eu trabalho também com isso e posso te fazer um orçamento bem bacanudo? Faço lays tanto para blogger quanto para wordpress, viu? Só me escrever!

Agora se você não tiver como investir nem um centavinho no seu layout, mesmo assim não é motivo para não ter seu lay com a sua cara. Hoje em dia existe uma infinidade de layouts gratuitos na internet para você baixar e, aprendendo um pouquinho com os infinitos tutoriais, você pode fazer as suas adaptações e deixá-lo do seu jeito também.

Organize seu blog com Categorias e Tags

Para quem usa o WordPress é possível organizar seus posts em categorias e marcá-los com tags, já no blogger você pode usar os marcadores. Agrupar seus posts em categorias facilita a navegação e ajuda o seu leitor a encontrar tudo que ele precisa. Só evite criar muitas categorias ou muitos marcadores, pois de nada vai adiantar se para cada postagem você criar um marcador novo só para aquela postagem.

A intensão é fazer com que as postagens que são do mesmo assunto fiquem agrupadas e seu leitor, quando procurar sobre tal assunto, vai conseguir encontrar todas as postagens que você já fez. Uma exemplo aqui do blog, quando você clica ali na barra lateral na categoria “Blogosfera”, por exemplo, abre uma página com todas as postagens que eu já fiz sobre dicas para blog e tudo relacionado a blogosfera.

Tente anotar em um papel todos os assuntos que você já falou no seu blog, assim vai ficar mais fácil você visualizar quais são as categorias e marcadores que você vai precisar criar e quais você pode substituir ou deletar.

Dicas para melhorar seu blog, melhorar seu blog, melhorar meu blog, melhorar o blog, melhorar o seu blog, dicas para blog, dicas para blogueiros

Otimize suas imagens e dê um nome para elas

Uma das coisas que mais contribui para a lentidão de um site ou blog são as imagens. Pegar a imagem direto da câmera com mais de 5Mb e colocar direto no blog faz com que seu blog fique muito pesado e seus leitores precisam ficar um tempão esperando as imagens carregarem. Com o aumento do uso da internet nos dispositivos móveis, fica praticamente impossível abrir um blog com imagens tão pesadas usando um celular ou um tablet.

A solução para esse problema é diminuir o tamanho das imagens para que elas fiquem mais leves e carreguem de forma mais rápida no seu blog. Para fazer isso eu costumo usar o Photoshop, mas existem outros programas mais simples de usar que fazem a mesma coisa. Em breve vou fazer um post aqui no blog ensinando um pouco mais sobre esse assunto.

E já que você vai editar sua foto para diminuir o tamanho dela, aproveite para salvar a imagem com um nome mais apropriado. Colocar imagens no blog com nomes do tipo “DSC01254.jpeg” ou “jusjhjashud.jpeg” não ajuda em nada! Quando os robozinhos do Google faz uma busca de conteúdo ele não consegue enxergar uma imagem, o que ele “vê” em uma imagem é o nome dela. Se, por exemplo, seu post fala sobre dicas para blogs e sua imagem estiver com o nome “DSC01254.jpeg”, quando uma pessoa pesquisar sobre dicas para blogs o robozinho do Google não vai encontrar a sua imagem porque ela está com outro nome que nada tem a ver com o que ela representa. Nesse exemplo você poderia salvar sua imagem com o nome “dicas+para+blogs.jpeg” e as chances do Google te encontrar é muito maior, consequentemente as chances de mais pessoas entrarem no seu blog e ler seu conteúdo também aumenta.

Use uma palavra-chave para seu post

Toda vez que for escrever um post, pense em uma palavra-chave para ele. Essa palavra-chave tem que ser relacionada ao conteúdo da postagem e você vai utilizá-la, pelo menos, 3 vezes ao longo do seu post. Se o seu texto estiver bem longo você pode utilizar até mais vezes a palavra-chave. Só tome cuidado para seu texto não ficar chato e repetitivo. Isso ajuda os sites de busca, como nosso querido Google, a encontrar nosso conteúdo e listar nosso link para quem estiver pesquisando.

Você também pode (e deve) usar a sua palavra-chave para nomear as suas imagens, como dito no item anterior.

Cuidado com as cores e fontes

Cuidado ao utilizar cores muito chamativas e fontes que tem uma escrita que pode dificultar a leitura. Tente não usar um fundo de cor muito escura para seu blog e nem uma cor de letra que fique difícil de ler. Essas coisas cansam muito rápido a visão do seu leitor e ele logo desiste e vai embora.


Bom, essas são algumas das dicas do que você pode fazer para melhorar seu blog! Semana que vem volto com a parte 2 do post que também está muito boa.

Agora me diga, o que você já fez para melhorar seu blog? Me conte nos comentários! Quem sabe você não tem uma dica nova e eu incluo ela no próximo post! 🙂

Você Também Pode Gostar

Post Anterior
Próximo Post

26 Comentários

Deixe uma resposta

Comente pelo Facebook


  1. Responder
    Martina O.K Machado
    6 de novembro de 2015 at 14:32

    Oii Bru incrivel suas dicas, sou nova nesse meio e acabei de personalizar um template free que baixei foi dificil mas é bem possivel, vc tem razão não ter grana não é necessariamente uma desculpa para não ter um layout bacana.
    Beijo amei seu layout *-*

    1. Responder
      Bru Santos
      11 de novembro de 2015 at 01:59

      É verdade Martina! Com um pouquinho de vontade a gente consegue fazer tudo que precisa!

  2. Responder
    Marina Menezes
    30 de outubro de 2015 at 10:15

    Adorei as dicas! TInha o costume de pegar imagens direto da camera e postar no blog, mas agora mudo o tamanho delas, salvo em um formato mais leve, edito pra ficar bonitinha, e vou fazendo alguns ajustes. Acho fundamental fazer isso, uma pena que demorei a começar a fazer

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 20:03

      Também acho isso fundamental Marina! Pra quem paga hospedagem então eu acho meio que obrigatório!

  3. Responder
    Koizumi Nana
    27 de outubro de 2015 at 23:57

    Adorei as dicas,estou precisando mesmo dá um up no blog!
    Não sou muito boa com HTML,mas vou aprendendo hehe’
    Por hora tento deixar as coisas o mais organizado o possível ><

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 19:21

      Tá certo flor!!! Tem que ir devagar e tentar ser organizado!
      Eu nem acho tão necessário assim saber tanto de html, só o basicão mesmo para caso precise fazer alguma alteração pequena.

  4. Responder
    Julieth Silva
    27 de outubro de 2015 at 21:52

    Jesus Cristinho, eu amei o seu blog. O Layout é fofo demais!
    Gostei das dicas.
    Bjs!

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 19:19

      Obrigada pelo carinho Julieth! 🙂

  5. Responder
    JULIANE CAMACHO MACIEL
    27 de outubro de 2015 at 13:23

    Bruuu, arrasou de novo nas dicas.

    Beijos Beijos ♥

    http://www.julianecamacho.com.br

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 19:17

      Obrigada Ju!!! 🙂

  6. Responder
    Beatriz Cavalcante
    26 de outubro de 2015 at 12:10

    Ótimas dicas! Eu acho que um blog pequeno ou grande deve ter esse tipo de cuidado. Cuidado com fonte, cores, imagens e o layout que eu considero o principal. O que eu ainda estou custando a aprender é colocar nome nas fotos. As vezes eu esqueço de renomear elas. 🙁

    Beijos!

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 14:58

      É verdade Beatriz, todo blog tem que ter esses cuidados!

  7. Responder
    Casa Design Studio
    24 de outubro de 2015 at 00:05

    Oi Bru!
    Adoro esses seus posts com dicas para blog, acho todas que você citou muito importantes. Confesso que usar palavra chaves é bem difícil para mim. Pode nos dar um exemplo? Para esse post, qual foi a sua palavra chave? Fiquei procurando, mas não faço ideia de qual seja! Rs.

    Beijo grande! Thamyrez
    http://www.casadesignstudio.com.br

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 13:23

      Thamy esse é um dos tópicos que mais gera dúvida mesmo e já estou com ele na lista para fazer um post separado só falando sobre isso. Nesse post, por exemplo, a minha palavra chave foi “Melhorar seu Blog”, se você observar usei ela em alguns lugares no texto, mas me preocupei de não deixar um texto chato e repetitivo. Mas nem todos os posts que faço eu uso uma palavra-chave, porque tem post que simplesmente não dá ou a palavra não vem na mente. A gente não precisa otimizar absolutamente todos os posts, porque se não a gente pira e só pensa nisso e aí, blogar acaba se tornando algo chato. Mas é bom fazer em alguns, eu tento fazer nos posts que são mais informativos (como esse), mas de forma que fique o mais natural possível. No início é chato, a gente tem dúvida mesmo, mas com o tempo a gente vai pegando o jeitinho e vai ficando cada vez mais natural.

  8. Responder
    Vanessa Bayer
    23 de outubro de 2015 at 17:43

    Essas dicas são maravilhosas e essenciais. Sempre otimizo minhas imagens e as nomeio com um nome que tenha a ver com o post. Fora que fica muito mais organizado. (:
    Beijoos ♡

    1. Responder
      Bru Santos
      23 de outubro de 2015 at 19:55

      É verdade Vanessa, deixa bem mais organizado tudo!

  9. Responder
    Larisse oliveira
    23 de outubro de 2015 at 17:24

    Quanta dica importante. Essa das imagens é realmente muito importante. Peco mais em relação aos títulos dos posts rs.
    Obrigada pelas dicas
    Filha do Rei |Deixe seu blog de cara nova, por um ótimo preço, vem conhecer meu trabalho.

    1. Responder
      Bru Santos
      23 de outubro de 2015 at 19:55

      Escrever um título às vezes é bem difícil mesmo Larisse! É normal!

  10. Responder
    Dany
    23 de outubro de 2015 at 15:07

    Ótimas dicas!
    Essa da palavra-chave eu demorei a me ligar! rsrs…
    Adorei o post!

    bjOO

    http://www.brechodanylins.com.br

    1. Responder
      Bru Santos
      23 de outubro de 2015 at 19:53

      Ela é bem importante pro Google encontrar a gente, Dany!
      Eu também demorei a entender como isso funcionava!

  11. Responder
    Pathy Guarnieri
    23 de outubro de 2015 at 10:30

    Adorei as dicas! ^^

    Beijo!

    1. Responder
      Bru Santos
      24 de outubro de 2015 at 00:58

      Que bom que gostou Pathy! <3

  12. Responder
    Aline Cristina
    23 de outubro de 2015 at 00:50

    Olá Bru!

    Passando aqui para retribuir a visita lá no meu cantinho.
    Seu blog é muito bom! Amei as dicas, os diys…

    Bjos, até mais!

    1. Responder
      Bru Santos
      23 de outubro de 2015 at 19:52

      Obrigada pelo carinho Aline!
      Volte sempre, viu?

  13. Responder
    carla
    22 de outubro de 2015 at 23:05

    Boas dicas, acho que o layout e as fontes são os pontos mais importantes… beijos
    http://modismodeluxo.blogspot.com.br/

    1. Responder
      Bru Santos
      23 de outubro de 2015 at 19:51

      São bem importantes mesmo Carla!