Blogosfera

Dicas para Melhorar seu Blog – Parte 2

Dicas para melhorar seu blog, melhorar seu blog, melhorar meu blog, melhorar o blog, melhorar o seu blog, dicas para blog, dicas para blogueiros
Dicas para melhorar seu blog, melhorar seu blog, melhorar meu blog, melhorar o blog, melhorar o seu blog, dicas para blog, dicas para blogueiros

Dicas para Melhorar seu Blog

Semana passada vocês conferiram a primeira parte das dicas para melhorar seu blog e hoje é dia de trazer mais algumas dicas para vocês.

Não use música automática no seu blog

Há um tempo atrás eu falei aqui no blog sobre 5 coisas que eu não gosto no seu blog e o item que foi disparado o mais odiado por todos é a danada da música automática. Hoje em dia é mais difícil de encontrar blogs que usem playlist automática tocando no blog, mas ainda assim encontro com certa frequência. Gente, parem com isso! Isso mata as pessoas do coração de tanto susto que dá e faz a pessoa fechar a página logo, na tentativa de acabar logo com aquela música.

Por mais legal que seja a música, só o fato de você tomar um susto com ela já afasta muitas pessoas. Minha dica é: quer música no seu blog? Pode colocar, mas não deixe que ela toque de modo automático. Se seu leitor quiser ouvir ele vai lá e, por escolha, clica no play. Combinado?

Insira links no seu post

Se você já fez algum outro post no seu blog que tem alguma relação com o seu post novo, link-o! Quando você insere links de outros posts em um texto, você enriquece o seu conteúdo com mais informações e também ajuda com que seu leitor permaneça mais tempo no seu blog.

Mas tome cuidado! Não é para linkar o seu blog inteiro em um único post e muito menos jogar um link no post sem nenhum contexto com o assunto, ok? Escolha os links que tem relevância para o assunto que você estiver falando.

Fique de olho no Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta maravilhosa para nosso blog. Além de saber as informações básicas de número de visualizações, de visitantes, etc, também é possível saber qual é o post que tem mais visualizações e várias informações sobre o seu público. Com essas informações, você consegue criar seus posts mais voltados para o que os seus leitores gostam de ler no seu blog e, consequentemente, melhorar seu blog.

Dicas para melhorar seu blog, melhorar seu blog, melhorar meu blog, melhorar o blog, melhorar o seu blog, dicas para blog, dicas para blogueiros

Mantenha uma frequência de postagens

Isso não significa que você precisa fazer postas todos os dias e no mesmo horário sempre! Se você consegue fazer isso, excelente para o seu blog! Mas se você só consegue fazer dois posts por semana, também está ótimo! Só tente manter uma frequência que faça com que seus leitores saibam que toda segunda e quarta, por exemplo, tem post novo seu.

Além de facilitar para o seu leitor, isso também é uma coisa que acaba ajudando no seu rank nos sites de busca. O Google leva em consideração se um site é atualizado com frequência ou não, e ele sempre vai dar preferência para aqueles sites e blogs que tem mais atualizações recentes. Afinal, quando a gente faz uma busca no Google, geralmente, queremos receber os resultados mais recentes, não é mesmo? E os sites de busca pensam nisso também.

Revise seu texto e cuidado com os erros de português

Não vai adiantar nada se você tiver um layout super lindo que te custou os olhos da cara se o seu conteúdo for cheio de erros de português que mostram que você não teve nenhum cuidado na hora de escrever. Errinhos pequenos acontecem, trocar uma letra ou outra de lugar pode até passar sem a gente perceber e é normal. Mas escrever “derrepente“, “menas” e vários outros erros gritantes só fazem você passar por muita vergonha. Não custa nada reler seu texto todo e, se for preciso, dar uma pesquisa básica para tirar alguma dúvida.

Mas a revisão vai um pouco além dos erros de português. Você precisa revisar para ver se seu texto está coerente e de acordo com as suas ideias. Verifique se está claro para seu leitor tudo que você quis passar, se você conseguiu completar todo o seu raciocínio. E tome cuidado para não tentar escrever demais e acabar se perdendo e escrevendo frases que não tem nenhum sentido no final. Evite usar palavras difíceis, frases muito complexas: seu conteúdo tem que ser simples e de fácil entendimento!


 Se você não leu a primeira parte desse post é só clicar aqui e ir lá conferir!

Agora me diga, o que você achou dessas dicas para melhorar seu blog? Me conte nos comentários!

Você Também Pode Gostar

Post Anterior
Próximo Post

36 Comentários

Deixe uma resposta

Comente pelo Facebook


  1. Responder
    Beatriz
    18 de dezembro de 2016 at 20:19

    Adorei esse artigo, é de fácil entendimento e bem explicativo. Com certeza o erro de português é inaceitável. Falarei dessa temática em meu blog também, muito interessante. Bjos!!

  2. Responder
    Joelma Cecília
    16 de outubro de 2016 at 16:24

    Essa Do Analitycs eu não sabia! obrigada!!

    1. Responder
      Bru Santos
      5 de dezembro de 2016 at 17:24

      É uma dica ótima!!! O Analitycs é uma ferramenta incrível!

  3. Responder
    Dai Castro
    4 de novembro de 2015 at 19:31

    Ótimas dicas! Acho que se atentar as esses detalhes fazem mesmo a diferença. Uma das coisas que eu acabei deixando de lado foi o Analytics, preciso aprender a dominar melhor e dar mais atenção a essa ferramenta tão completa e essencial! Beijos!

    1. Responder
      Bru Santos
      11 de novembro de 2015 at 01:25

      Eu não olho o analytcs todo dia, mas pelo menos uma vez no mês eu dou uma olhada geral para ver como estão indo as coisas! Ajuda muito!

  4. Responder
    Carol Justo
    4 de novembro de 2015 at 15:55

    Apesar de serem bem básicas eu acredito que essas são dicas principais para ter um blog de sucesso, o que eu preciso aproveitar mais é linkar os meus posts antigos, com certeza é muito efetivo porque eu mesmo clico nos links que estão ali, gostei do post

    http://pinkisnotrose.blogspot.com.br

    1. Responder
      Bru Santos
      11 de novembro de 2015 at 01:22

      Linkas posts antigos ajuda muito a manter o leitor no blog, além de levar mais conteúdo legal ainda para eles!

  5. Responder
    Nat
    4 de novembro de 2015 at 11:48

    Eu amei as dicas.
    Queria dizer que seu blog é um dos mais lindos que eu já vi!
    To apaixonada por tudo aqui.. !!!!!!!

    Beijos e mto sucesso!
    http://www.blogmodelando.com

    1. Responder
      Bru Santos
      11 de novembro de 2015 at 01:19

      Muito obrigada Nat! Fico muito feliz que goste aqui do meu cantinho! ❤

  6. Responder
    Dani Antunes
    3 de novembro de 2015 at 22:29

    Maravilhoso! Adorei! Obrigada por mencionar os erros de ortografia. Já passei hoje por uns 3 ou 4 blogs com esse problema… Dificilmente voltarei a eles!

    1. Responder
      Bru Santos
      11 de novembro de 2015 at 01:18

      Dani é complicado mesmo! Eu reviso meus textos um milhão de vezes e sempre passa alguma palavra trocada ou letras invertidas. Mas erros gritantes de português me doí o coração de ler.

  7. Responder
    Maria Eduarda
    3 de novembro de 2015 at 21:36

    Eu adorei o post!Tem dicas super úteis!E amei seu blog.Agora eu queria muito saber,uma coisa que fiquei curiosa qual o nome da fonte que você usa no menu do blog?Beijos :3

    http://everything2k.blogspot.com/

    1. Responder
      Bru Santos
      11 de novembro de 2015 at 01:17

      Que bom que gostou do blog Maria Eduarda! Agora de cabeça eu não lembro o nome da fonte, mas acho que já coloquei ela aqui no blog para baixar em um post.

  8. Responder
    Fabrise
    2 de novembro de 2015 at 14:13

    Ai, acho que a unica coisa que supera a chatice da musica automática, é o cursor com efeito, este graças que muito gente não usa mais, mas a musica ainda tem, e pior já vi até em site de empresa, muito sem noção mesmo.
    Beijos, Fabrise
    http://www.sutilezzas.com.br

    1. Responder
      Bru Santos
      10 de novembro de 2015 at 23:36

      Putz, é verdade Fabrise! Cursos que solta estrelinhas também é uó! Acabei de ver um agora há pouco! Ainda existem sim, mas acho que menos que as músicas!
      As músicas tem muito site de empresa que tem ainda!

  9. Responder
    Links para Amar! ♥ #05 | Que se Ame
    31 de outubro de 2015 at 16:00

    […] Dicas para Melhorar seu Blog – Parte 2 […]

  10. Responder
    Thais
    31 de outubro de 2015 at 15:11

    Adorei suas dicas! O Meu blog já está dentro desses padrões 🙂
    Ah, e parabéns pelo seu blog.. Beijos
    http://www.tatamartello.com.br

    1. Responder
      Bru Santos
      10 de novembro de 2015 at 22:40

      Que bom Thais!
      E super obrigada! ❤

  11. Responder
    Rafaela Ferreira
    31 de outubro de 2015 at 09:37

    Adorei as dicas, e seu blog é super fofo. Parabéns ❤

    1. Responder
      Bru Santos
      10 de novembro de 2015 at 22:37

      Muito obrigada Rafaela! ❤

  12. Responder
    Le Pimenta
    31 de outubro de 2015 at 08:58

    Olá,

    De tudo que a pessoa pode fazer de errado em um blog, pra mim o pior é a musica, jesus que se eu abro um blog com ela, eu já saiu na hora, primeiro por causa do susto e segundo por que tem hora que você não quer que ninguém saiba que esta mexendo na internet.

    Ainda tenho muita mas muita dificuldade com Analytics para acompanhar o crescimento do blog, eu nunca sei quais são os numero certos e como olha.

    Se você puder, faz um post explicando como utilizar ele por favor, como estalá esta cheio de post, mas como usar não achei nenhum fácil de entender.

    1. Responder
      Bru Santos
      10 de novembro de 2015 at 22:36

      Oi Le, sua dica esta anotada! Vou ver se consigo fazer um post com dicas que sejam fáceis de entender sobre o Analytics sim!

  13. Responder
    Jhéssyk Thielly
    31 de outubro de 2015 at 07:59

    Ótimas dicas super construtivas!
    Nossa teu blog é super perfeito cheio de coisas legais ^^ sucesso!
    Beijokas

    1. Responder
      Bru Santos
      10 de novembro de 2015 at 22:35

      Obrigada pelo carinho Jhéssyk! <3

  14. Responder
    Camila Faria
    30 de outubro de 2015 at 20:26

    Não tem nada mais irritante do que essa música automática nos sites e blogs. Por favor gente, apenas parem! Hahaha! Adorei as dicas. 🙂

    1. Responder
      Bru Santos
      10 de novembro de 2015 at 22:16

      Simplesmente parem, né não? Chato demais! E eu acabei de entrar em um blog que tinha e sai correndo! hahaha

  15. Responder
    Cláudia Pereira
    30 de outubro de 2015 at 15:50

    excelente post, mais uma vez!! adorei as dicas minha querida 😀 beijos

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 20:16

      Que bom que gostou Cláudia! Fico feliz!

  16. Responder
    Vanessa Bayer
    30 de outubro de 2015 at 13:26

    Nossa, quem usa música automática é o pior tipo de pessoa, hahah brincadeira. Mas sério, tenho horror a música automática. Saio do blog na hora. Adorei as dicas, como sempre! Beijoos linda ♡

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 20:16

      hahahhaha Vanessa! Pior pessoa esse tipo! hahaha #brincadeira
      Eu também tenho pavor, saio correndo!

  17. Responder
    Katarina Holanda
    30 de outubro de 2015 at 10:45

    Ótimas dicas! 🙂

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 20:15

      Que bom que gostou Katarina!

  18. Responder
    Marina Menezes
    30 de outubro de 2015 at 10:12

    Tenho que aprender a olhar o Analytics, porque pra mim o site é uma confusão só! Já tenho o costume de colocar alguns links, mas nem sempre faço isso. A taxa de rejeição do meu blog é bem alta… Tanta coisa pra fazer né? rsrs Obrigada pelas dicas!

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 20:01

      O analytics tem muita coisa Marina, por isso parece ser tão confuso. Mas não é tanto não, é que assusta mesmo.

  19. Responder
    Rê Becker Wentz
    29 de outubro de 2015 at 20:36

    Adorei as dicas, adoro ver dicas para melhorar o blog…

    E o Analytics realmente é importante, eu fico comparando mês a mês para ver a evolução 😉

    bjo

    http://www.vidaloucadecasada.com.br

    1. Responder
      Bru Santos
      30 de outubro de 2015 at 19:59

      Que bom que gostou Rê! Também acompanho o analytics sempre!