Dicas para ser mais produtivo

Muitas pessoas gostariam de ser mais produtivos, porém não conseguem por inúmeros motivos, mas é possível sim, mudar este quadro, desde que haja uma melhor organização do tempo.

De todo modo, é preciso ter em mente que não adianta querer realizar inúmeras tarefas achando que isso é ser produtivo.

Na verdade, se há o compromisso de realizar inúmeras tarefas, a tendência será não realizar cada uma delas de forma eficaz e correta.

Não acredite que fazendo muitas atividades em um único dia, estará sendo produtivo, pois ser produtivo não é isso.

Ser produtivo é conseguir fazer atividades de forma correta, eficaz e com o máximo de perfeição. Hoje eu separei algumas dicas para que você possa se tornar mais produtivo no seu dia a dia.

 

 

 

» Veja Também: Como organizar a sua vida mudando seus pensamentos

1 – Silencie as notificações

Uma das piores formas de fazer com que não seja produtivo são as distrações, principalmente com o celular, já que nele há diversos aplicativos que podem a todo tempo emitir notificações, como mensagens recebidas no WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outros.

Portanto, o ideal é, no momento que estiver fazendo qualquer atividade, silencie as notificações, justamente para que não se distraia. Já que mesmo dizendo que somente dará uma olhada rápida, acaba perdendo muito tempo com estas visualizações e outras.

Há pessoas que preferem silenciar o celular, mas não é aconselhável, pois você pode ser que receba uma ligação urgente e ao colocar o celular no silencioso, não terá como visualizar esta ligação.

2 – Contagem do tempo

Outra dica muito importante para que haja a produtividade é controlar o tempo para realizar cada atividade.

Dependendo da complexidade, estipule um prazo de 30 minutos para realizar a tarefa. Ao terminar o prazo, concluindo ou não atarefa, dê a si um período de descanso, entre 5 a 10 minutos.

Assim você vai conseguir se concentrar por um período de tempo e também vai ter um período de descanso para a sua mente.

Agindo desta forma, verá que conseguiu ter uma boa produtividade ao final do dia.

3 – Organize todos os afazeres da semana com antecedência

Liste todas as atividades que necessita realizar durante a semana, sejam elas profissionais ou pessoais.

Feito isso, faça a distribuição destas para serem realizadas no decorrer da semana, estipulando horários.

Agindo desta forma, saberá exatamente o que tem que ser feito no decorrer da semana e em quais dias e horários.

Baixe seu Planner Completo

Organize toda a sua vida com o Que se Faça Super Completo. Com ele você ganha outros 8 planners de presente!

Baixar o Que se Faça Completo

4 – Atividades mais complexas

É importante também saber qual o momento do dia que consegue melhor produzir. Com isso, as atividades mais complexas devem ser realizadas neste horário.

Muitas pessoas conseguem produzir melhor na parte da manhã. Então, isso é algo muito pessoal e você deverá fazer esta análise comportamental.

5 – Fones de Ouvido

Se você trabalha em um local que existem diversas outras pessoas no mesmo ambiente, o ideal é utilizar os fones de ouvido.

Com isso, sempre que você estiver com os fones de ouvido, as pessoas saberão que não podem interromper.

Mesmo que você não esteja fazendo nada, mas não quer ser interrompido, coloque os fones de ouvido e as pessoas tendem a respeitar este momento.

6 – Garrafa de água

Beber água é primordial para que continue com energia e boa disposição para o melhor atuar. Portanto, é aconselhável sempre ter uma garrafa de água ao lado.

Com isso, evitará ter que ficar saindo do seu ponto de trabalho para “matar a sede”.

Além disso, ao visualizar a garrafa de água em sua frente, a tendência será estar sempre bebendo o líquido e com isso, estará evitando problemas de saúde por pouco consumo de água.

7 – Evite alimentos pesados

Tente evitar alimentos pesados, justamente para não tenha problemas intestinais ou estomacais.

Durante o período semanal, o ideal é sempre consumir uma alimentação saudável, evitando gorduras e muitos carboidratos.

Agindo desta forma, nada atrapalhará você em ser produtivo.

8 – Auto premiação

Uma forma também de motivar a ser produtivo é se auto premiar, ou seja, estabeleça metas a serem alcançadas e se houver o cumprimento de todo o planejamento no final do mês, se premie.

Não é preciso, prêmios de grande valor, mas algo que dê satisfação ou que motive mais ainda a continuar tendo uma boa produtividade.

Esta técnica é muito utilizada em empresas, normalmente, a estipulação do prêmio é mensal, ou seja, se o funcionário conseguir cumprir as metas estabelecidas e tiver realizado na melhor forma possível, é premiado, de acordo com as condições estabelecidas.

9 – Responder e-mails

Dependendo da sua atividade profissional, não é necessário responder de forma imediata todos os e-mails, não é verdade? Portanto, estabeleça períodos de tempo durante o dia para responder cada e-mail.

O ideal é estabelecer um intervalo de a cada 2 horas (por exemplo) responder todos os e-mails. Não deixe ultrapassar o período estabelecido, pois caso contrário haverá acúmulo de mensagem.

Comece pelos e-mails que dependem de respostas curtas. As que forem mais complexas e não houver a necessidade de resposta rápida, deixe para o final.

Dicas para ser mais produtivo

10 – Mesa de trabalho organizada

Outra dica essencial para que haja a produtividade é estar sempre com a mesa de trabalho organizada, com isso, tudo que necessitar estará disponível e fácil de encontrar.

Quem não gosta de estar sempre com uma mesa limpa, organizada e decorada, não é verdade? Traz uma paz e uma “vibe” muito boa.

Dica Extra: Não liste muitas atividades a serem feitas

Há dias que não é possível executar todas as atividades que estavam estabelecidas e com isso, pode haver aquela sensação de improdutividade, mas não pense assim, pois todos passam por isso.

Pode ser que tudo que foi determinado para aquele dia, era algo muito superior para ser realizado em um período de tempo estabelecido.

Portanto, pode ser que não tenha cumprido o estabelecido, por ter realizado uma lista bem extensa de atividade ou até mesmo, porque a sua mente e o seu corpo estão cansados.

Desta forma, analise se a sua lista de atividades estabelecida realmente tem condições de ser feita em determinado período de tempo.


Me conta nos comentários, o que você faz para ser mais produtivo?

Dicas para ser mais produtivo

Dicas para ser mais produtivo

Dicas para ser mais produtivo

Dicas para ser mais produtivo

Dicas para ser mais produtivo

Dicas para ser mais produtivo

Dicas para ser mais produtivo

Dicas para ser mais produtivo

Dicas para ser mais produtivo

Dicas para ser mais produtivo

Dicas para ser mais produtivo

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *