Organização

Diferença entre Compromissos e Tarefas

Muitas vezes já me peguei perdida sem saber como me organizar e fazia listas e mais listas de tarefas na minha agenda de coisas que eu queria fazer naquele dia e chegava no final do dia eu precisava rabiscar minha agenda toda porque não havia feito alguma tarefa.

Depois que consegui entender a diferença entre um compromisso e uma tarefa isso não aconteceu mais. É claro que às vezes acontece de um compromisso ser desmarcado ou transferido para outro dia, mas diferenciar um compromisso de uma tarefa ajuda a manter uma organização mais fluida e mais dinâmica também.

Diferença entre Compromissos e Tarefas

Compromisso é toda atividade que possui uma data e hora definidos para acontecer. Ou seja é aquela reunião no trabalho, a consulta médica, a festa na escola do filho, a entrega de um trabalho na faculdade, a inauguração da loja de uma amiga, um aniversário importante, as aulas fixas na faculdade/escola e tantos outros compromissos que temos.

Um compromisso pode acontecer somente uma única vez ou diversas vezes com uma determinada frequência. Por exemplo, se você está na faculdade e você tem aulas todas as segundas, quartas e sextas de 9:00 as 13:00h, esse é um compromisso recorrente. Se você tem uma aula na academia todas as terças e quintas de 18:00 as 19:00h, esse também é um compromisso recorrente.

O ideal é anotar todos os compromissos, com seus tempos de duração, na agenda (seja ela física ou digital).

Já as tarefas são atividades que não possuem uma data e um horário definidos para acontecer. Elas são baseadas em ações físicas que devemos fazer para concluir algo. Por exemplo, ligar para a Maria para perguntar quando será a reunião de fechamento do mês, limpar as prateleiras do armário ao lado do fogão na cozinha, tirar o lixo do banheiro da suíte, deletar emails de spam da caixa de entrada. São tarefas que você pode fazer o quanto antes, mas que não possuem uma data para serem feitas.

A melhor forma de organizarmos nossas tarefas são através de listas que você pode reuni-las em papéis e colocar em algum lugar visível, em um caderno ou digitalmente também.

As tarefas devem ser claras e objetivas para que você não precise pensar muito o que precisa ser feito quando olhar para suas listas e somente executá-las!

Existem tarefas que não possuem uma data e horário definido para acontecer, mas que possuem um prazo limite. Por exemplo, pegar o resultado do exame para levar na consulta com o médico dia 15. O dia e horário que você irá pegar o resultado do exame não importa muito, mas essa é uma tarefa que precisa ser feita até um prazo limite para que você consiga levá-lo no dia 15 na consulta. Neste caso, você pode anotar um lembrete com data e hora na sua agenda para que você não se esqueça que precisa fazer aquela tarefa.

Me conta, como você anota seus compromissos e suas tarefas?

Você Também Pode Gostar

Post Anterior
Próximo Post

Deixe uma resposta

Comente pelo Facebook