Você sabe qual a diferença entre planner e agenda? Você sabe qual é a melhor opção para te ajudar na sua organização pessoal?

É muito importante entender a diferença entre planner e agenda para que você não comece a usar um quando, na verdade, o que você precisava era o outro.

 

» Veja Também: Baixe o seu Planner 2021 agora!

 

Diferença entre Planner e Agenda

O que é uma Agenda?

A agenda é aquela ferramenta super clássica que todos já conhecem e usam quando querem se organizar. Normalmente as agendas possuem um dia por página nos dias de semana e os finais de semana dividem a mesma página.

As agendas podem ser já com as datas do ano corrente ou permanentes, que não possuem as datas definidas.

Uma agenda serve basicamente para você anotar:

  1. Seus compromissos que possuem data e horário definidos
  2. Eventos que irão acontecer em uma data específica
  3. Lembretes de prazos que você não pode perder

Não é indicado o uso de agendas para anotar tarefas que podem ser feitas em qualquer dia e horário, pois elas irão poluir sua agenda e você poderá perder compromissos importantes.

planner e agenda, planner ou agenda, diferença entre planner e agenda, agenda ou planner, diferença entre agenda e planner, qual a diferença entre planner e agenda, diferença planner e agenda, qual a diferença entre agenda e planner, diferença agenda e planner, planner e agenda diferença, diferença de planner para agenda, planner e agenda, planner x agenda

O que é um Planner?

Planner é um termo em inglês para a palavra “planejador“. Na teoria, um planner serve para você fazer planejamentos. Pode parecer bem óbvio essa resposta, mas na prática não é tão óbvio assim.

Diariamente recebo esse dúvida nas minhas redes sociais e nos emails aqui do blog de pessoas que ficam perdidas no dia a dia sem saber o que elas devem colocar em um planner.

Em um planner você pode organizar e planejar diversas áreas da sua vida em um só lugar, se você quiser.

A maioria dos planners possui uma visão de planejamento mensal e outra semanal, o que facilita na hora de fazer planejamentos a curto e médio prazo.

O uso do planner vai muito além do que anotar apenas compromissos. Nele você tem espaços específicos para determinar suas prioridades, suas metas, seus objetivos e sonhos de vida. Isso faz com que você tenha muito mais clareza do que você deseja alcançar na sua vida.

Um planner também pode ser usado para organizar alguma área da vida mais específica, como por exemplo seus estudos, seu momento de devocional, sua saúde, finanças e muito mais.

planner e agenda, planner ou agenda, diferença entre planner e agenda, agenda ou planner, diferença entre agenda e planner, qual a diferença entre planner e agenda, diferença planner e agenda, qual a diferença entre agenda e planner, diferença agenda e planner, planner e agenda diferença, diferença de planner para agenda, planner e agenda, planner x agenda

 

Devo escolher planner ou agenda?

Não existe certo ou errado na hora de escolher entre um planner ou agenda. Os dois são ferramentas que podem de ajudar na sua organização pessoal. E você pode usar apenas um ou os dois para finalidades diferentes.

Vou dar alguns exemplos práticos, pois acho que assim fica mais fácil de entender.

Suponhamos que você seja uma pessoa que possui muitos compromissos no seu dia. Como médicos que possuem muitos pacientes agendados por dia, manicures e cabelereiras que trabalham com horário marcado, vendedores que precisam fazer muitas visitas e reuniões agendadas. Para casos como esses, a agenda é a melhor opção. Pois a maior parte do seu dia será cumprir com os compromissos.

Se você é uma pessoa que não possui muitos compromissos no seu dia, mas sim muitas tarefas que precisam ser priorizadas e feitas o quanto antes. O planner pode ser a melhor opção para você.

Mas, isso não impede que você use as duas ferramentas ao mesmo tempo. Separando a agenda apenas para os compromissos e o planner para o planejamento das demais tarefas.

Na prática, uma manicure não tem apenas os horários de suas clientes que precisam ser organizados, certo? Ela também terá seus objetivos pessoais, seus cuidados pessoais, ela pode ter um curso que queira fazer para melhorar profissionalmente, pode precisar organizar seus afazeres domésticos e mais várias outras áreas da sua vida. E onde ela irá anotar todas essas outras demandas? Um planner pode ser a melhor opção.

Entender para quê serve cada uma das ferramentas e usá-las de acordo com cada finalidade é o que irá te ajudar na sua organização.

 

Por que não posso usar a agenda para anotar minhas tarefas?

Primeiramente que nada é proibido. Você pode fazer o que quiser e do jeito que achar melhor. O importante é que funcione para você.

Acontece é que, na maioria das vezes, se você coloca suas tarefas e compromissos todos juntos em uma agenda, você pode se perder com mais facilidade.

Vamos novamente a um exemplo. Imagine que você tem uma consulta médica e duas reuniões marcadas para a próxima quarta-feira. Você resolve, então, colocar todas as suas tarefas que você gostaria de fazer nesse dia nos espaços que sobrou na sua agenda, entre esses compromissos.

Note que, essas tarefas não precisam ser feitas nesse horário especificamente, mas você gostaria de fazer. é apenas uma intensão. Acontece que, o volume dessas tarefas que não tem uma data específica para ser feita, são muito maiores do que você é capaz de fazer em um único dia. E é aí que começam os problemas:

  • Você vai poluir sua agenda com um monte de tarefas que não precisam estar ali. Com isso, as chances de você perder um compromisso ou se atrasar, aumentam muito.
  • Você vai se sentir frustrada quando chegar no final do dia e ver que não conseguiu fazer tudo aquilo que havia colocado na agenda para aquele dia.
  • Você vai querer anotar tudo que ficou pendente hoje, no dia seguinte novamente. E, se você não conseguir fazer de novo, vai anotar mais uma vez no próximo dia e vai entrar em um ciclo desnecessário.
  • Ficar com um monte de tarefas no seu dia, que você não conseguiu dar conta de fazer, vai te gerar uma ansiedade muito maior.

Por isso que é aconselhável que a agenda seja usada apenas para os compromissos e eventos que possuem datas e/ou horários específicos e determinados para acontecer.

 

Quando escolher um planner e quando escolher uma agenda?

 

Escolha uma agenda para anotar:

  • Seus compromissos que possuem data e horário definidos (exemplo, uma reunião, uma consulta médica, um exame)
  • Eventos que irão acontecer em uma data específica (exemplo, um aniversário de alguém querido)
  • Lembretes de prazos que você não pode perder (exemplo, prazo final de entrega de um trabalho, vencimento de uma conta)

Escolha um planner para:

  • Anotar suas tarefas que precisam ser feitas o quanto antes, mas não tem uma data específica para ser feita (exemplo, tirar o lixo, fazer uma planilha para um projeto x, criar um post para as redes sociais)
  • Definir suas prioridades do dia, da semana e/ou do mês (exemplo, concluir o relatório do projeto x, entrar em contato com clientes, estudar a matéria Y, fazer uma limpeza nos armários da cozinha)
  • Detalhar as etapas de um determinado projeto (exemplo, todas as etapas que precisam para organizar a festa de aniversário do filho, quais serviços precisam ser contratados, contatos dos fornecedores e tudo que for necessário)
  • Controlar seus objetivos de curto, médio e longo prazo

Baixe seu Planner Completo

Baixe seu planner super completo e organize sua vida em um só lugar!
Quero baixar meu Planner Completo

 

Concluindo

Planner e agenda são duas ferramentas que podem ser muito úteis na sua organização. Uma não exclui a outra, pois elas podem ser usadas para finalidades diferentes.

Por muitos anos eu tentei usar agenda e não conseguia. No começo do ano anotava tudo na agenda, com o tempo eu abandonava e chegava no final do ano com uma bela agenda em branco. Só quando eu entendi a finalidade de cada uma dessas ferramentas é que consegui manter uma constância no uso das minhas ferramentas de organização.

Se você quiser usar apenas uma delas para tudo, esta ok. É o que falei antes, você não é obrigada a nada. O importante é que as ferramentas que você escolher funcione para você e te dê mais tranquilidade no sua dia a dia.

Mas, se você se vê confusa, perdida, perdendo informações ou compromissos importantes, vale a pena repensar como você está usando essas ferramentas.

Me conta, você usa só agenda, só planner ou os dois?

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *