A sala de estar é o ambiente em que recepcionamos nossas visitas. Por este motivo, é preciso cuidar bem da decoração para tornar o espaço confortável, atraente e aconchegante.

A mesa de centro costuma ser uma das queridinhas na decoração, mas não é aconselhável para salas de estar pequenas, pois irá atrapalhar a circulação das pessoas. Não sendo este o seu caso, é preciso ter certos cuidados no momento da escolha.

Fatores que Influenciam a Escolha da Mesa de Centro

No momento de escolher a mesa de centro você deverá ter em mente o tamanho do cômodo e o espaço que o objeto irá ocupar. Outro fator de influência é o formato da sala e estilo de decoração.

Posicionamento da Mesa de Centro

A distância da mesa em relação a sofás ou poltronas e cadeiras também merece especial atenção, tendo em vista que esse tipo de mesa serve não apenas para ter objetos de decoração, como também para suporte dos assentos em seu entorno para apoio de copos, celulares ou outros objetos que estejam nas mãos das pessoas que se encontram no ambiente.

A mesa de centro também serve como um delimitador de espaço e, o melhor, não ocupa muito espaço. Claro que existem mesas de diversos tamanhos, mas a ocupação do espaço está ligada ao tamanho do ambiente também. Assim, salas muito amplas comportam mesas maiores que, no aspecto final, estão ocupando pouco espaço em relação ao ambiente.

Estilo de Decoração da Sala de Estar

A mesa de centro deve seguir o estilo de decoração que escolher para a sua sala. Algumas sugestões de estilos para você são:

  • Decoração estilo clássico: este estilo pode levar a ideia de retrô, mas são muito diferentes. O clássico remete à elegância e requinte, com detalhes que demonstram luxo e ousadia. Neste estilo, dê preferência a uma mesa com pernas talhadas com elementos bem evidenciados e com curvas.
  • Decoração estilo retrô: o estilo retrô tem influências dos anos 50 aos anos 70. Para dar uma atmosfera neste estilo em sua sala de estar, uma boa opção é o pé palito na mesa de centro. Mobília mais baixa, com linhas retas, ou pés cromados do mobiliário também funcionam bem para retrô.
  • Decoração estilo vintage: tire da mente que retrô e vintage são a mesma coisa, pois são estilos diferentes. Enquanto o retrô busca uma influência em estilos passados, trazendo para o presente esta inspiração, o vintage utiliza a decoração antiga sem alterar o estilo para adaptá-lo ao tempo moderno. Este estilo visa dar um aura romântica e leve ao ambiente, sem deixar de lado a elegância.

Quais Cores Utilizar Dentro de Cada Estilo?

Para criar o estilo na sua sala de estar você deverá ter atenção também para as cores. Cada estilo tem suas características, mas o que vale mesmo é a criatividade e harmonia na hora de decorar o ambiente.

No estilo clássico, você pode usar cores como bege, branco e rosa bebê. Tons crus e castanhos também ficam muito bem para decoração clássica.

No estilo retrô poderá utilizar várias tonalidades como vermelho, laranja, azul, verde e lilás. Se preferir um ambiente mais suave, use de tons como bege, creme, cru, branco e castanho claro.

Já no estilo vintage você pode usar verde, rosa bebê e tons mais neutros, como creme e cru. Geralmente o vintage tem a tendência de tons mais escuros, mas isso é apenas questão de gosto, pois é perfeitamente possível criar um ambiente neste estilo utilizando cores mais claras.

Gostou dessas dicas? Me conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *