Semana passada te contei como eu estou me organizando por aqui. Hoje vou te contar o que tem funcionado, o que não tem funcionado e o que precisa melhorar desse meu sistema de organização.

Quando comecei a usar o GTD, lá em Janeiro desse ano, eu estava super empolgada, anotando tudo, gerenciando meus projetos e fazendo as coisas acontecerem. Mas… com o passar do tempo algumas coisas viraram bagunça de novo.

Na verdade eu ainda não consegui criar alguns hábitos que eu acredito que são necessários para que o método flua com mais naturalidade e isso acaba fazendo com que eu acorde alguns dias simplesmente sem vontade alguma de fazer alguma coisa.

Mas, isso é natural sempre que uma mudança acontece comigo. E tem dias que a gente acorda mesmo mais desanimada e desmotivada né! É natural. Hoje te conto as realidades por aqui no meu dia-a-dia.

O que não deu certo (ainda)!

1) O método GTD aconselha que se faça uma revisão semanal do nosso sistema. E isso é uma das coisas que é preciso virar um hábito e que pra mim ainda não virou. Eu demoro um tempão fazendo minha revisão, o que é errado, porque a revisão não é pra ser tão demorada assim. Por eu demorar muito fazendo, acado adiando sempre e já aconteceu de eu passar um mês inteiro sem fazer uma revisão. Isso é muito ruim, porque acabo me perdendo e não sabendo mais o que eu fiz, o que não fiz e vai virando uma bola de neve.

Faze uma revisão toda semana das nossas tarefas, projetos e compromissos nos ajuda a nos manter focados e organizados. Esse é um ponto que preciso melhorar e tentar fazer com que isso vire um hábito mesmo.

2) Outra coisa que não tem funcionado muito bem é a caixa de entrada física. Na verdade ela funciona muito bem, o que não funciona bem é eu olhar os itens com mais frequência para esvaziá-lá e esclarecer cada coisa. Às vezes ela passa a semana cheia e eu não paro pra olhar. O lado bom é que esta tudo reunido em um lugar só. O que eu preciso é criar também esse hábito de olhar e esvaziar a minha caixa de entrada com mais frequência.

O que já deu certo

1) Até agora uma coisa que eu gostei bastante é de ter listado todos os meus projetos no Evernote (nesse link aqui você consegue se cadastrar no evernote e ganhar um mês grátis do plano premium, mas o aplicativo também tem a versão gratuita que dá pra usar tranquilamente).

Por mais que eu ainda não faça a revisão semanal da forma correta, ter meus projetos todos listados e detalhados em um lugar me ajuda muito a determinar o que eu preciso fazer.

2) Outra coisa que deu muito certo é ter uma lista de tarefas que preciso fazer. Sempre que tenho tudo listado e atualizado consigo ser muito mais produtiva.

3) Meu Planner tem me ajudado muito a manter o foco das coisas. Também gosto de anotar nele o que eu fiz no dia e, assim, ele também funciona como um diário. Escrever no meu planner acaba sendo um momento para relaxar e ver o que eu consegui aproveitar do meu dia. Já teve mês de eu não anotar nada nele, como já teve mês dele estar todo rabiscado. No começo eu ficava neurótica achando que não podia deixar ele em branco. Agora estou tranquila quanto a isso. Alguns meses ele vai estar todo lindo e outros meses não, e está tudo bem isso!

O que preciso melhorar

1) Ainda preciso melhorar a forma como organizo minha papelada. Os papéis que são para referências ou arquivo e que não olho com tanta frequência assim, estão muito bem organizados. E está ok do jeito que está.

Porém, alguns projetos meus geram papéis e materiais que preciso consultar todos os dias e a forma como eles estão organizados nas pastas suspensas não tem me agradado muito. Eu acabo perdendo muito tempo procurando uma informação e isso tem me irritado. Pretendo comprar algumas pastas e fazer um arquivo rápido para ficar em cima da mesa mesmo, de fácil acesso, pra ver se vai melhorar.

2) Preciso melhorar muito o meu hábito de fazer revisões e limpar a caixa de entrada com uma frequência maior. Essas duas coisas são o que me deixam com mais preguiça na hora de fazer o método acontecer no meu dia-a-dia.

3) Com relação as tarefas domésticas eu preciso melhorar muito minha organização deste ponto ainda. Eu tenho um projeto no meu Evernote que é sobre a casa e lá está detalhado tudo que preciso fazer referente a casa, mas ainda não tenho uma rotina de tarefas bem definida, sabe? E eu sinto necessidade de ter uma. Hoje eu tiro um dia da semana pra dar faxina na casa toda e acabo esse dia morta de cansada. Quero criar uma rotina de fazer um pouquinho cada dia da semana pra não me matar em um único dia e acabar “perdendo” esse dia só limpando casa. Conforme eu for melhorando esse ponto vou contando aqui no blog como estou fazendo.

O que estou aprendendo com tudo isso

Manter uma organização não é fácil. Tem dias que eu acordo e não estou com vontade de fazer nada. Ter um sistema ajuda um pouco a encontrar motivação nas pequenas coisas e acaba dando um impulso a mais para fazer.

Mas, tem dias que nem com tudo perfeitamente organizado a gente tem vontade de fazer né! Imagine quando está o caos da bagunça! Quando estou assim eu tento parar um pouco e respirar. Eu não vou conseguir dar conta de tudo sozinha e isso é natural. E aceitar isso já é um grande passo.

Quando estou assim mega desanimada de tudo eu costumo dar uma olhada e vejo se posso adiar alguma coisa. Se puder eu adio e tiro um dia de descanso. Lógico que nem sempre podemos nos dar a esse luxo de simplesmente parar alguns dias para descansar. A vida esta aí e precisamos fazer milhares de coisas todos os dias. Mas, 10 minutos no seu dia eu acredito que você consiga achar e reservar para relaxar um pouco, ler um livro que gosta, tomar um banho bem gostoso ou tirar um cochilo. Isso faz bem pra gente conseguir manter o foco e seguir em frente.

Minha organização não esta perfeita e eu nem acredito que ela vá ficar tão perfeita assim. Eu ainda esqueço algumas coisas, eu não consigo dar conta de tudo e várias coisas ainda estão precisando de organização. Mas a vida é assim mesmo, nós não vamos dar conta de tudo e sempre teremos coisas para organizar.

Hoje eu enxergo a organização como um hábito que eu preciso alimentar todos os dias. Tem dias que eu vou estar cansada e não vou organizar nada, e tudo bem! Mas ter um sistema ajuda a não deixar virar uma bola de neve gigante.

Me conta o que você achou dessa minha forma de organização. Conseguiu tirar alguma coisa de ideia pra você, pra sua realidade?

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comentários em “O que não deu certo no meu sistema de organização

  1. Muito legal a forma realista que você relata o seu processo!
    Ajuda você e ajuda as outras pessoas, que estão vindo aqui para encontrar informações.

    Gostei muito do seu texto!

  2. Parabéns pelo blog pelo planner e todo o conteúdo!
    Maravilhoso!
    Amando!

    Quero comprar o planner pago. Mas por aqui tá difícil de encontrar quem faça…

    Sou MT desorganizada. Tenho fichário,cadernos App e mesmo assim eu n consigo me organizar.
    Talvez o planner faça esse milagre! Kkkkk

    1. Obrigada pelo carinho Karine!
      Dá uma olhada aqui no blog que tem alguns posts explicando outras opções de montar o planner que não seja só encadernado. Você pode usar ele em um fichário também.
      É uma opção bem fácil de fazer. E tem post aqui também com dicas de como imprimir. Vale a pena olhar.